A Festa de São João se refere a São João Batista São João Batista, embora concebido no Pecado Original, foi dele purificado antes de nascer, quando sua mãe, Santa Isabel, foi visitada pela Santíssima Virgem, que por sua vez portava no seio o Salvador. Por isso, São João Batista é o único santo cujo nascimento se comemora na Liturgia, além da própria Virgem Maria, que já foi concebida isenta de todo pecado.







A Festa de São João, relembra São João ou João Batista, o homem que nasceu em 24 de junho e, através de suas atitudes na vida, trouxe a mensagem de que "devemos mudar nossos rumos para encontrar a luz", sugerindo que o caminho para isso é a meditação, a interiorização, a reflexão, pois São João nos ensina que todas as respostas estão e serão encontradas dentro de nós.

Festa de São João - Conteúdo


Essa mensagem nos leva ao conteúdo da festa que é a Sabedoria, a capacidade de aprender algo a partir de nós mesmos. Devemos trabalhar em nós a coragem para um julgamento interior consciente; visando nosso amadurecimento como pessoa.

Na época da Festa de São João, no nosso hemisfério, vivemos o inverno e o frio que favorece o recolhimento, a meditação, a necessidade de ficar quieto e em silêncio e se respeitarmos os momentos de recolhimento natural das crianças, tomando o cuidado para que o ambiente da casa esteja aconchegante, então estaremos permitindo que a criança viva intensamente esta festa.

Costumes da Festa de São João


Na Festa de São João existe o costume de acender a fogueira, imagem em que a luz simboliza a sabedoria, a luz interior e o calor do amor, representando o movimento da sabedoria capaz de iluminar o pensamento, aquecendo o coração.

Também há o costume de acender lanternas feitas pelas próprias crianças e adultos. Elas representam a luz interior de cada um, a sabedoria oferecida para iluminar o mundo.

Depois de viver a Sabedoria o homem se prepara para a próxima festa.

Nesse momento o inverno vai deixando nosso hemisfério e a primavera vai se apresentando,. Toda a natureza, como um ato de coragem, começa a florescer.

O homem também desperta, o sol começa a puxá-lo para fora, ele agora deve atuar.

14 comentários :

  1. Hmm, gostei do que eu vi... bem interessante!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Meu Deus tu es digno de louvor e adoração tu se é lembrado sempre.

      Excluir
  2. Respostas
    1. kkkkk vc acha? Tranquilo... Um abraço!

      Excluir
    2. Olha, algumas pessoas comemoram sem saber, a igreja Catolica que festeja essa tradição,eles comemoram sem saber que os Romanos decapitaram João, e por isso eles comeram. Gente Vamos vigiar ! Ai comenoram dizendo que é o Nascimento ! Nd aver!

      Excluir
  3. O ÚNICO INTERCESSOR É JESUS (ROMANOS 8:34;I TIMÓTEO 2:5.)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amado leia a biblia direito . O unico intercessor para salvaçâo da humanidade foi Jesus Cristo. Agora intercessao de oracoes a Deus nao ne? Pois se for, pod parando d orar por sua familia amigos e irmaos da igreja.

      Excluir
  4. Pra Deus toda honra e Gloria, João Batista n deve ser Adorado muito menos lembrado.

    ResponderExcluir
  5. Respeitamos a sua opinião e a de todos que aqui vem!

    ResponderExcluir
  6. Respeitem a religião de cada um... se n gosta simplismente n comemore, ha coisas que eu n concordo nas religiões em geral, mas respeito... n é absurdo, é crença. Existem várias historias sobre Deus e tudo mais, mas naada é realmente comprovado, e a gente acredita simplismemte acredita no quer... minha fé é exclusivamente para Deus...mas cada um é cada um e.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E verdade querida como vc diz nada e comprovado sobre Deus? se não a comprovação de Deus tão pouco a de João porque antes de João existe Deus já existia porquê sem Deus João já mais existiria.

      Excluir
  7. Quanta informação sem base na realidade. E porque João foi concebido no pecado? O homem nascer pecador é uma coisa, agora dizer que o ato sexual é pecado isso é ridículo!

    ResponderExcluir
  8. Que estória mais mal contada essa de que o São João mais antigo do mundo é o de Assu no Rio Grande do Norte. Isso são coisas de babacas que querem aparecer com essas mentiras.

    ResponderExcluir

 
Top