Vitrine da Costa


O relacionamento entre os devotos e os santos juninos, principalmente Santo Antônio e São João, é quase familiar: cheio de intimidades, chega a ser, por vezes, irreverente, debochado e quase obsceno. Esse caráter fica bastante evidente quando se entra em contato com as simpatias, sortes, adivinhas e acalantos feitos a esses santos:

"Confessei-me a Santo Antônio,
confessei que estava amando.
Ele deu-me por penitência
que fosse continuando."

Os objetos utilizados nas simpatias e adivinhações devem ser virgens, ou seja, estar sendo usados pela primeira vez, senão… nada da simpatia funcionar!

A seguir, algumas simpatias feitas para Santo Antônio:

Moças solteiras, desejosas de se casar, em várias regiões do Brasil, colocam uma estátua do santo de cabeça para baixo atrás da porta ou dentro do poço ou enterram-no até o pescoço. Fazem o pedido e, enquanto não são atendidas, lá fica a imagem de cabeça para baixo.

E elas pedem: Meu Santo Antônio - Para arrumar namorado ou marido, basta amarrar uma fita vermelha e outra branca no braço da imagem de Santo Antônio, fazendo a ele o pedido. Rezar um Pai-Nosso e uma Salve-Rainha. Pendurar a imagem de cabeça para baixo sob a cama. Ela só deve ser desvirada quando a pessoa alcançar o pedido.

Encontrar a alma gêmea
"Coloque uma imagem do Santo Antônio em baixo da sua cama por três dias. Toda vez que for dormir, nesse período, tenha muita fé e imagine uma áurea cor-de-rosa em volta de você. No quarto dia, utilize cascas de maçã para fazer um banho especial. Adicione uma colher de mel na mistura. Passe levemente pelo seu corpo."

Arranjar um namorado
"Você deverá comprar uma imagem (estatueta) de Santo Antônio e então retirar o menino Jesus do colo dele. Você dirá: "Lhe devolvo o menino quando me ajudar a encontrar um namorado". Assim que começar a namorar, coloque o menino Jesus de volta aos braços dele."

Para casar
"Utilize um vazo bem branco bem bonito, e coloque sete rosas vermelhas. Enquanto coloca, reze para ele. Então é só esperar que sequem. Você levará as pétalas a uma Igreja em que aconteçam muitos casamentos. Agora é só ficar tranquilo(a), e esperar a sua vez para casar lá."

Para voltar com ex
"Você irá precisar de uma vela apenas. Acenda a vela, ofereça ao santo e diga com muita fé, falando o nome da pessoa: 'Santo Antônio, amansador de burros, amansai [nome da pessoa amada] para mim. Que ele me peça desculpas e volte a ser meu namorado [ou namorada]'".

Para nunca perder a pessoa amada
"Pegue uma foto sua e uma da pessoa, de preferência de corpo inteiro. Cole uma à outra de face a face. Com uma fita vermelha, enrole em forma de cruz, até o final. Em seguida, guarde as fotos atrás de um quadro de Sto. Antônio que deverá ser colocado na cabeceira de sua cama."

No dia 13, é comum ir à igreja para receber o "pãozinho de Santo Antônio", que é dado gratuitamente pelos frades. Em troca, os fiéis costumam deixar ofertas. O pão, que é bento, deve ser deixado junto aos demais mantimentos para que estes não faltem jamais.

Em Lisboa, é tradicional a cerimônia de casamento múltiplo do dia de Santo Antônio, em que chegam a casar-se 200-300 casais ao mesmo tempo.

Veja também...



Simpatias, sortes e adivinhações para São João

Simpatias, sortes e adivinhações para São Pedro








1 comentários :

  1. Gosto muito destes festejos e suas tradições... Obrigada por postar...

    ResponderExcluir

 
Top