Os Centros de Testagem e Aconselhamento foram criados para facilitar o acesso da comunidade a serviços tais como informações sobre DSTs, Aids, e hepatites virais, e exames para detecção destas doenças. Todo o serviço é gratuito, com garantia de sigilo e anonimato do paciente. A Prefeitura Municipal de Porto Seguro, por meio da Secretaria de Saúde disponibiliza a realização de testes e realiza ações preventivas nas Unidades de Saúde.

Em parceria com a Coordenação de Imunização e a Equipe do Programa de Saúde da Família do bairro Parque Ecológico, o CTA realizou oficinas de prevenção às DSTs, para cerca de 300 operários das obras de construção do Projeto Minha Casa, Minha Vida, no seu local de trabalho. Eles tiveram a oportunidade de atualizar sua caderneta de vacinação e fazer coleta de sangue para diversos exames, como de HIV, sífilis e hepatites B e C.

Segundo Beatriz Duarte, coordenadora da equipe do CTA, esta atividade tem grande importância por aproximar os serviços da população masculina: “Entendemos a dificuldade dos homens, em geral, para terem acesso aos serviços de assistência preventiva, devido ao seu horário de trabalho, que coincide com os horários de funcionamento das Unidades de Saúde. Levar o atendimento a eles facilita o acompanhamento e o CTA Itinerante trabalha para suprir esta necessidade.”

Beleza com saúde

Outras duas oficinas foram realizadas com 35 alunos dos cursos de manicure e cabeleireiro do Serviço Nacional de Aprendizagem Nacional (SENAC), na sede da instituição, na primeira quinzena deste mês. As oficinas também tiveram objetivo de prevenir DSTs, Aids e hepatites virais. Os alunos também puderam se vacinar e realizar coletas de sangue para exames. A iniciativa se deu devido ao resultado de pesquisas que mostram grandes percentuais de contaminação com os vírus das hepatite B e C após o uso de alicates e espátulas contaminadas. Conforme estudo elaborado pela Universidade de São Paulo (USP) junto às manicures da capital paulista, este percentual é de 20%. Dentre as orientações, está a de trabalhar com material descartável ou esterilizado para a retirada das cutículas, para evitar a transmissão de várias doenças tanto para as clientes, como para as profissionais.

Em Porto Seguro, a sede do CTA está instalada no Hospital Municipal, na rua Cova da Moça, s/n, no Centro da cidade. O horário de atendimento é de 8 horas às 16 horas, e o telefone para contato é (73) 9973 3799 ou (73) 8802-7648.

Alexandra Soares
Assessoria de Comunicação
Secretaria de Saúde de Porto Seguro
(73)8815-9839

0 comentários :

Postar um comentário

 
Top