A Delegacia da Polícia Federal (DPF) de Porto Seguro tem novo endereço. Na última sexta-feira, 27, a partir das 16 horas, foi inaugurada a sua nova sede, na Estrada do Aeroporto, 917, Cidade Alta.

As novas instalações incluem alojamentos para os policiais e área de lazer com piscina. O prédio está estrategicamente localizado, uma vez que está próximo ao Aeroporto Internacional de Porto Seguro, à Rodoviária e à BR-367, o que facilita tanto as atividades de fiscalização e de repressão ao crime quanto de controlo migratório.

Autoridades presentes

Para a cerimônia de inauguração, compareceram: o diretor-executivo da Polícia Federal, Paulo de Tarso Teixeira, que representou o diretor-geral, Leandro Daiello Coimbra; o superintendente regional da PF, José Maria Fonseca; o corregedor Fernando Peres; o delegado-chefe da DPF, Eriosvaldo Renovato Dias; os juízes da Vara Crime, André Strogensky, da Vara Cível, Fernando Machado Souza, e do Juizado Especial, Rodrigo Bonatti; o major Faiolo, da Aeronáutica; o major Torres, do Retran; o major Câmara e o capitão Pablo Deiró, da Cippa; o comandante do Corpo de Bombeiros, major Braga Neto; o delegado titular da Delegacia de Proteção ao Turista (Deltur), Ricardo Feitosa; o prefeito municipal, Gilberto Abade; o vice-prefeito, Miguel Ballejo; secretários municipais; o presidente da subseção da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Amílcar França Pinto; o presidente da Veracel Celulose, Antonio Sérgio Alípio; Kâhu Pataxó, representante da Aldeia Indígena Coroa Vermelha; Katão Pataxó, da Secretaria de Assuntos Indígenas de Santa Cruz Cabrália; o padre Manoel e o pastor Valmir, entre outros.

O primeiro posto da PF foi instalado no município em 21/09/1998, sendo transformado em delegacia no ano 2000.

Delegado-chefe menciona resultados

Para o delegado-chefe, a presença do diretor da instituição no evento valoriza os policiais de Porto Seguro. “Em Brasília, a Direção-Geral preza quem está na ponta. Eu tenho mais de 30 anos na corporação e já poderia estar aposentado, mas persisto porque tenho energia suficiente para continuar com o meu trabalho”, afirmou Renovato Dias, salientando que a DPF local é considerada como a primeira em produtividade, levando em conta o número de inquéritos produzidos. “Como exemplo dos resultados desse trabalho, posso citar a maior apreensão de drogas de todos os tempos na região e a prisão de um traficante que levava entorpecente no estômago, o que nos despertou a necessidade de uma maior atenção para com o aeroporto, para que esta cidade não se torne um corredor do narcotráfico internacional”, enfatizou.

“Depois de oito meses de muita luta, conseguimos mudar para um prédio que não deixa nada a desejar aos melhores do Brasil para tal finalidade. As acomodações anteriores eram muito precárias”, explicou o delegado Renovato.

Prefeito Gilberto Abade destaca combate ao tráfico de drogas

O prefeito Gilberto Abade declarou que o órgão aparece nas estatísticas como um dos mais respeitados pela população brasileira e que não tem medido esforços para cumprir o seu papel. “Porto Seguro é um dos destinos mais importantes da América Latina. Recebemos mais de um milhão de turistas por ano. O combate à criminalidade é imprescindível para a paz social. Além disso, o grande mal que é o tráfico de drogas tem invadido o país, ameaçando as nossas crianças. Dentro desse contexto, a Polícia Federal presta um grande serviço a Porto Seguro, à Bahia e ao Brasil. O Dr. Renovato tem se envolvido com as questões da sociedade, ao mesmo tempo em que proporciona dignidade aos servidores da instituição, bem como aos turistas que se dirigem à delegacia”, considerou.

Diretor-executivo enfatiza a eficiência da instituição

O diretor-executivo Paulo de Tarso saudou o chefe do Poder Executivo, agradecendo-o pelas suas colocações. “Neste ano de 2011, a PF continua trabalhando com a mesma eficiência dos anos anteriores, com foco flagrante nos crimes de corrupção, de desvio de verbas públicas. No início deste mês, foi expedido o Decreto 7.538, que possibilita uma maior especialização das nossas atividades, separando as atividades de polícia judiciária e de polícia administrativa”, explanou, ressaltando que foram liberadas verbas orçamentárias para o desenvolvimento das ações do órgão federal, inclusive para transferência da sede da PF no município.

Após os pronunciamentos, foi realizado o hasteamento de bandeiras, na seguinte ordem: o prefeito Gilberto Abade hasteou a bandeira da Bahia, o juiz André Strogensky hasteou a bandeira do Brasil e o delegado Eriosvaldo Renovato Dias hasteou a bandeira de Porto Seguro. Em seguida, a unidade foi benzida pelos religiosos e, logo após, foi oferecido um coquetel aos presentes.

Pedro Ivo Rodrigues

Fotos: Rodrigo Hadja

Assessoria de Imprensa – Prefeitura de Porto Seguro

0 comentários :

Postar um comentário

 
Top