O curso foi direcionado aos médicos e enfermeiros de Unidades Emergenciais e Saúde da Família.

Médicos e enfermeiros do município de Porto Seguro participaram de curso sobre Assistência Pré-natal e Puerpério, na última semana. A iniciativa da Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria de Saúde/Diretoria de Atenção Básica, teve o objetivo de levar a esses profissionais o conhecimento de novos procedimentos no atendimento às mulheres que desenvolvem doenças durante a gestação, consideradas gestantes de alto risco.
O ginecologista e obstetra Abelardo Franco, diretor do Centro Obstétrico do Hospital Luís Eduardo Magalhães, foi o palestrante. Ele deu ênfase à importância da detecção precoce de doenças como a eclâmpsia, pre-eclâmpsia e Síndrome de Hellp (distúrbio que ocorre no sistema sanguíneo e provoca a destruição das hemácias). “Essas doenças já podem ser prevenidas com apenas 12 semanas de gestação”, afirmou. Fatores de risco como idade materna acima de 35 anos, diabetes e doença renal crônica foram apontados como comuns para complicações dos casos.
Esta é a segunda turma de profissionais que participam do curso, realizado no Auditório da Secretaria. É um momento em que são revisados os procedimentos médicos e de enfermagem, conforme as normas preconizadas pelo Ministério da Saúde.
De acordo com a Coordenação do Programa Municipal do Pré-natal, a enfermeira Nair Igna Almeida, a capacitação também aproxima os serviços de saúde das gestantes, promovendo as práticas atuais do acolhimento, com acompanhamento mais detalhado das futuras mamães, a fim de lhes conferir mais tranqüilidade e segurança nessa fase tão importante de suas vidas.

Alexandra Soares
Assessoria de Comunicação
Secretaria de Saúde de Porto Seguro
(73)8815-9839

0 comentários :

Postar um comentário

 
Top