Ação é apoiada pelo Criança Esperança e pela Prefeitura de Porto Seguro

O Projeto Geração de Sons, que atende 60 pessoas com necessidades especiais em Porto Seguro, foi tema de matéria do mais assistido telejornal do país – o Jornal Nacional, da Rede Globo. A edição do dia 12 de agosto contou como essa importante iniciativa é tocada pelo Projeto Escola Orquestra Sinfônica do Descobrimento (OSD) e patrocinada pelo Criança Esperança. Em um bloco inteiro, o expectador pode comprovar como essas ações estão mudando para melhor a vida de inúmeras crianças e adolescentes.

O Projeto Escola OSD conta ainda com o patrocínio da Petrobras e da Prefeitura Municipal de Porto Seguro. Desde 2009 atende cerca de 500 pessoas com ações de educação musical. Nesse ano alcançou uma importante conquista com o apoio do Criança Esperança, que apoia 75 projetos em todo o Brasil, sendo seis somente na Bahia. “2011 é um ano especial, de muita luta, mas também de conquistas. Nesse momento de alegria agradecemos a Deus e aos nossos parceiros: o Criança Esperança, a Petrobras e especialmente ao prefeito Abade que abraçou nosso sonho”, detalha Moana Viterbo, coordenadora geral da Orquestra.

Para quem quer assistir à reportagem, acesse o link: http://g1.globo.com/jornal-nacional/noticia/2011/08/projeto-usa-musica-para-ajudar-jovens-com-necessidades-especiais.html

Parceria para a educação musical

Aprovada em 2008, pelo presidente Lula, a lei 2.732 retorna a obrigatoriedade da educação musical em escolas de todo o país. Com a nova legislação o caminho a ser percorrido agora é o da regulamentação, ou seja, definir como essa lei será cumprida na prática. Em Porto Seguro, uma parceria entre o Projeto Escola Orquestra Sinfônica do Descobrimento (OSD) e a Prefeitura Municipal de Porto Seguro por meio da Secretaria Municipal de Educação, capacitará 30 educadores musicais, prevendo o cumprimento da lei. A idéia é preparar profissionais que queiram atuar nessa área. Essas pessoas poderão ser absorvidas por escolas da rede municipal ou privada de educação.

Segundo a coordenadora geral da OSD, Moana Viterbo, a capacitação é um curso de extensão, dividido em três módulos. O objetivo é articular a realização da prática musical para a educação infantil e o ensino fundamental. Os interessados devem preencher pré-requisitos como possuir formação superior completa ou em andamento e noção de algum instrumento musical ou de canto. Em duas aulas semanais os participantes do curso terão acesso a disciplinas como flauta doce, canto coral, violão, percussão, fundamentos da educação musical entre outros.

A equipe de professores selecionada para ministrar o curso conta com profissionais com graduação em música e arte-educação. Para Moana a iniciativa da secretaria de Educação é louvável. “Apesar de a lei ser de 2008, poucas instituições, seja no âmbito nacional ou municipal, estão se articulando para se adequar à nova realidade. Porto Seguro está sendo pioneira”, observa. O início das atividades está previsto para o mês de setembro. “Estamos fechando o planejamento para divulgar o período de seleção dos candidatos e começar as aulas”, informa Moana. Os interessados podem entrar em contato com a OSD pelo telefone (73) 3288 6226.



Assessoria de Imprensa da Prefeitura de Porto Seguro

Secretaria de Governo e Comunicação


0 comentários :

Postar um comentário

 
Top