Neisseria meningitidis (cropped)
A meningite é geralmente causada por infecção de vírus ou microrganismos. A maioria dos casos são devido à infecção com o vírus, com bactérias, fungos e parasitas sendo outras causas comuns. Também pode resultar de várias causas não infecciosas. O conhecimento da etiologia da meningite é fundamental para o tratamento adequado.


Bactérias
A Neisseria meningitidis, conhecida como meningococo, se agrupa em pares, sendo chamada de diplococo.
As bactérias são sem dúvida os agentes etiológicos mais importantes na meningite. Diversas espécies bacterianas têm capacidade de invadir a barreira hemato-encefálica, sendo que as mais importantes são:
 Estreptococos beta-hemolíticos do grupo B: um grupo de cocos Gram positivos que causa meningite em recém-nascidos (crianças com menos de três mêses de idade)
 Haemophilus influenzae: um bacilo Gram negativo responsável pela maioria das meningites em lactentes com 1 mês a dois anos de idade. Era o maior causador da meningite antes da instalação de programas de vacinação, que foram muito eficientes em reduzir esses casos.
 Streptococcus pneumoniae: um coco Gram-positivo, o mesmo causador de pneumonias, que causa meningite em pacientes de todas as idades, principalmente em idosos e portadores do HIV.
 Neisseria meningitidis: também conhecido como meningococo, esse coco Gram negativo causa meningites em todas as idades. É conhecido por ocasionar infecções em surtos, ou seja, grande frequência de infecções numa comunidade num curto espaço de tempo. Afeta comumente prisioneiros, recrutas militares e têm causado surtos entre os fiéis muçulmanos em sua peregrinação anual a Meca. Existem várias cepas imunológicas distintas do meningococo, porém os grupos A, B e C são os mais importantes.
 Listeria monocytogenes: bacilo Gram positivo que causadora de meningite em idosos, portadores do HIV, transplantados, pacientes com câncer e imunossuprimidos, podendo também afetar crianças pequenas.
 Agentes etiológicos menos comuns incluem: Staphylococcus aureus, Escherichia coli e Klebsiella sp.

Vírus
Os vírus que podem causar meningite incluem enterovírus, vírus do herpes simplex tipo 2 (e menos comumente tipo 1), vírus varicela zoster (conhecido por causar a varicela e herpes zoster), vírus da caxumba, HIV e LCMV.


Parasitas
Uma causa parasitária geralmente é presumida quando há predomínio de eosinófilos no líquor. Os parasitas implicados mais comuns são Angiostrongylus cantonensis e Gnathostoma spinigerum. Tuberculose,sífilis, criptococose e coccidiodomicose são causas raras de meningite.


Não-infecciosa
A meningite pode ocorrer como resultado de várias causas não infecciosas: propagação de câncer para as meninges (meningite maligna) e de certos medicamentos (principalmente anti-inflamatórios não-esteróides, antibióticos e imunoglobulinas intravenosas). Pode também ser causada por várias doenças inflamatórias, tais como sarcoidose (que é então chamado neurosarcoidosis), doenças do tecido conjuntivo, como lúpus eritematoso sistêmico, e certas formas de vasculites (condições inflamatórias da parede do vaso sanguíneo), tais como a doença de Behçet.[2] Cistos epidermóides e cistos dermóides podem causar meningite, liberando questão irritante para o espaço subaracnóide. é Mollaret meningite é uma síndrome caracterizada por episódios recorrentes de meningite asséptica, é agora pensado para ser causado pelo vírus herpes simplex tipo 2. Raramente, a enxaqueca pode causar meningite, mas o diagnóstico geralmente é feito somente quando outras causas tenham sido eliminadas.

http://pt.wikipedia.org/wiki/Meningite

0 comentários :

Postar um comentário

 
Top