Definimos gravidez gemelar aquela que apresenta dois ou mais fetos numa gravidez, simultaneamente.
Quando dois ou mais folículos crescem até à fase de ovulação e são fecundados, os zigotos resultantes darão origem a gêmeos dizigoticos ou fraternos que podem não apresentar semelhanças entre si. Sendo dois óvulos, dando origem a dois fetos, podendo ser ou não do mesmo sexo, temos ao nascer duas bolsas e duas placentas, algumas vezes com fusão de placentas mas que originalmente são duas, distintas.

Quando um folículo cresce até à ovulação, é fecundado e se divide em dois, dará origem aos gémeos monozigoticos (são originados de um único ovo simples que se divide em dois outros distintos, individuais) , são os gémeos idênticos, do mesmo sexo.

A gravidez gemelar dupla é mais comum com freqüência de 1/80, chegando a 1/512.000 no caso de gravidez quádrupla.

Essa incidência aumenta com a idade, dos 35 a 40 anos e diminui após os 40. Além da idade materna, temos influência da paridade (ou número de filhos de uma mulher) maior paridade, maior a probabilidade de ter gémeos.

Outro parâmetro que se leva em consideração para aumento das hipóteses de gravidez gemelar, é a história familiar materna. Filhas de mães com histórial de gémeos, têm mais probabilidades de terem gémeos também.

Além disso, a nutrição exerce também uma papel importante na gravidez múltipla: melhor nutrição, mais probabilidade.

Os níveis altos de hormonas, às vezes até por indução em tratamentos para infertilidade, predispõem mais a gravidez gemelar.

A freqüência de coitos, também pode influenciar para determinar uma gravidez gemelar: quanto maior o número, maior a probabilidade.

Por fim, drogas indutoras da ovulação, nos tratamentos para engravidar, aumentam as hipóteses de gravidez múltipla.

Curiosamente, muitos sangramentos que ocorrem no início da gravidez são, na verdade, conseqüentes à perda de um dos embriões de gestação gemelar. Se não foi feito um ultra-som anteriormente, não se tem diagnóstico.

Complicações da gravidez gemelar

A gravidez de gémeos predispõe uma série de riscos para a mãe e para o feto. Consideramos sempre gestação de alto risco. Alta incidência de baixo peso ao nascer, com aumento da mortalidade em gémeos, devido ao parto prematuro e atraso do crescimento intra-uterino.

Muitos óbitos ocorrem no período neonatal e intra-útero, por dificuldade respiratória, hemorragia intracerebral e outras complicações. Bem mais raro, porém encontrado, fetos que trazem anemia profunda minutos antes de nascer, por transfusão total de sangue de um feto para o outro através da placenta que se fundiu, muitas vezes levando a óbito o "transfusor".

O rápido crescimento uterino leva a distensão das fibras musculares uterinas, que quando chegam a uma grande distensão, desencadeiam o trabalho de parto prematuro. Daí a grande importância de se fazer um repouso absoluto a partir do 6º mês para não entrar em trabalho de parto, evitando assim, um comprometimento das condições de sobrevivência dos gémeos.

Podemos encontrar maior numero de vómitos, anemia, hipertensão na gravidez, falta de ar, devido ao grande volume uterino.

Assim, na gravidez gemelar, temos uma mãe que tem dificuldades para andar, tomar banho, sentar, levantar, deitar, respirar, dormir, até para comer há limitações... é preciso ter muito repouso para que os bebés adquiram peso adequado e cuidados redobrados no pré-natal, para que haja segurança até ao parto.

O parto gemelar pode ser normal de acordo com as condições materno-fetais. Na grande maioria das vezes o obstetra opta por cesareana, devido às complicações possíveis neste tipo de parto...

Costuma-se dizer que ter gémeos é bonito para quem vê, pois dá trabalho durante a gravidez, durante o parto... depois do nascimento então, nem se fala; só quem tem gémeos para saber das noites não dormidas...das mamadas intermináveis...das fraldas que não param... do choro que se emenda...pois quando um pára, o outro começa... em tudo as pessoas se revezam para ajudar... porém, a mamã é uma só... e essa não tem como revezar...ela é mãe 24 horas por dia...

Quando sai para a rua, é atracção especial... posso ver? são duas meninas?...OH! é um casal!?... mas que lindo... parabéns!

Pois é! Parabéns mesmo, mamãs especiais! Vocês merecem!

E as alegrias e momentos de ternura?
Esses também são a dobrar e compensam tudo....
Bebêvirtual.com

2 comentários :

  1. qual a probalibida de engravida de gemeos

    ResponderExcluir
  2. qual a nuticao mais indicada para engravida de gemelar

    ResponderExcluir

 
Top