Esta semana, a Prefeitura Municipal de Porto Seguro realizou, por meio da Secretaria de Saúde/Programa de Combate ao Tabagismo, um encontro ao ar livre com pacientes, familiares e pessoas que querem deixar o hábito de fumar. 
Na segunda-feira, 28, Dia Nacional de Combate ao Fumo, um estande especialmente preparado na área externa do Hospital Municipal, trouxe muita descontração, incentivo e informação. Quem passou por lá viu os resultados positivos do Programa Deixando de Fumar Sem Mistério, do Ministério da Saúde, realizado em parceria com o Município. A paciente Marlene Vasconcelos, de 47 anos é uma testemunha de que vale a pena tentar. Fumante desde os 13 anos de idade, participa das terapias em grupo e individuais e há 3 semanas iniciou o tratamento. Fumava 20 cigarros diariamente e conseguiu reduzir para dois. “Vi a divulgação do programa e conheci uma pessoa que deixou de fumar, com o tratamento. Minha vida mudou para melhor. Estou confiante de que o dia de deixar totalmente o cigarro vai chegar, sem que eu precise marcar”, afirmou Marlene. A paciente disse ainda que, atualmente, sente bem-estar, mais alegria em família e maior prazer de viver.

Deixando de Fumar Sem Mistério
O programa existe há 3 anos em Porto Seguro e é ministrado por uma equipe de profissionais que atendem no Hospital Municipal, mas também realizam acompanhamento em parceria com empresas, com o Centro de Atenção Psicossocial – Álcool e drogas (CAPS ad) e o Colégio Frei Calixto, atendendo a comunidade local. De acordo com a pedagoga Odete Rocha, em 2010, 55% dos pacientes conseguiram deixar o vício. “Mas é necessário que o paciente continue a participar das palestras e do tratamento, algum tempo após ter parado de fumar. Isso fará com que ele se sinta verdadeiramente fortalecido”, afirmou.
Segundo a psicóloga que acompanha o programa, Olga Souza, a abordagem é cognitivo-comportamental, que envolve a dependência psicológica e o emocional e agrega a mudança do comportamento.
Quem quiser conhecer o Programa é só acompanhar a agenda a seguir:
Segundas-feiras – No Hospital Municipal, às 17h30.
Terças-feiras – No bairro Baianão (Colégio Frei Calixto), às 19h00.
Quartas-feiras – No CAPS (Rua Manoel Dias, 601 - Areião - Fundo do Colégio Anchieta, às 14h00).
 As inscrições são feitas diariamente de segunda a sexta – feira, das 13h00 às 19h00, na sala 7 do Hospital Municipal de Porto Seguro.
O tabagismo no mundo
O tabagismo é considerado pela Organização Mundial da Saúde (OMS), a principal causa de morte evitável em todo mundo, sendo responsável por grandes índices de câncer, dentre eles, boca, pulmão e bexiga, mais comuns. 
Cerca de 47% de toda a população masculina e 12% da feminina mundial fumam. Eles compõem um terço da população adulta (um bilhão e duzentos milhões de pessoas).


Alexandra Soares
Assessoria de Comunicação
Secretaria de Saúde de Porto Seguro
(73)8815-9839</div>

0 comentários :

Postar um comentário

 
Top