Nesta quarta-feira, dia 21 de setembro de 2011, em São Lourenço, Porto Seguro conquistou o título de cidade sede do XI Congresso de Ecologia do Brasil, a ser realizado pela Sociedade de Ecologia do Brasil em 2013, com a expectativa de receber 4000 participantes.

A defesa da candidatura de Porto Seguro foi feita pelo Assessor de Eventos do Porto Seguro Convention & Visitor`s Bureau, Sr. Bruno Fernandes, juntamente com a Dra. Edisa Nascimento e o Sr. Henderson Torres, da UNEB. No primeiro momento foi feita a apresentação da UNEB e todo o apoio técnico científico que a instituição de ensino dará para a realização do evento.Em seguida iniciou-se a apresentação da infra-estrutura da cidade de Porto Seguro que segundo o Sr. Bruno Fernandes teve os seguintes itens reforçados: Acesso, Rede Hoteleira, Centro de Convenções e Programação Social. “ Coloquei inclusive a importância de usarmos a Reserva da
Jaqueira e a Observação de Baleias como oportunidade de realização de visitas técnicas por parte dos congressistas. Após essa proposta a platéia respondeu com um sonoro ohhhhh!!!” relatou Bruno.

Uma provável concorrência com Rio Claro-SP e até mesmo a
nossa capital, Salvador, foram cogitadas, mas o nosso concorrente foi a própria cidade
de São Lourenço-MG, que patrocinou a edição de 2011 do Congresso de Ecologia do Brasil,
tendo o Sr. José Sacido Barcia Neto, prefeito da cidade, como responsável pela defesa.

Dentre os expectadores estavam presentes 57 pessoas aptas a
votar e decidir a sede da próxima edição do evento, e como resultado da apuração, 35 membros votaram a favor de Porto Seguro. Bruno relatou que depois da defesa diversas foram as perguntas e sobre os mais variados assuntos, como preço de hospedagem para
os universitários, transporte público, estrutura do centro de
convenções, apoio do poder público, estrutura acadêmica da UNEB, sendo todas as indagações respondidas com muita tranquilidade e segurança por todos.

O processo de prospecção, candidatura e defesa de Porto Seguro
Vários foram os atores que participaram de forma cooperada para esta conquista. No primeiro trimestre de 2010 o Náutico Praia Hotel e Convention Center identificou, através de prospecção para captação de eventos, a potencialidade do Congresso de Ecologia do Brasil e convidou o Porto Seguro Convention & Visitor`s Bureau para dar continuidade ao processo. Desde então Porto Seguro recebeu a visita da então Presidente da Sociedade de Ecologia do Brasil, Dra. Edisa Nascimento, procedeu várias reuniões, definiu estrategicamente que a edição não poderia ser a de 2011 e juntou esforços com a UNEB para dar prosseguimento à captação do evento em questão.
Vale registrar que na composição do Bidding Book ou Dossiê de Candidatura, apresentado durante o evento deste ano, várias foram as cartas de apoio à nossa defesa, quando registramos, dentre outras, a da Prefeitura Municipal de Porto Seguro, Secretarias de Turismo e Meio Ambiente, Sindhesul, Abih, Abav e Porto Seguro Convention & Visitor`s Bureau.
Durante o evento foram realizadas ações de promoção do destino quando a representante do Hotel Náutico, Sra. Adrianna Saddi, teve um papel fundamental de apoio às responsabilidade que a comitiva da cidade tinha, face ao desafio proposto e, segundo a percepção durante esta promoção, se dependesse somente dos participantes teríamos 100% de aprovação.

Próximos passos e mais conquistas!
Na próxima semana receberemos uma correspondência da Sociedade de Ecologia do Brasil com os compromissos a serem assumidos pelo destino e os prazos para respostas. Nossos principais desafios são superar as expectativas dos realizadores quanto a nossa condição de oferecer o melhor custo x benefício para o evento.

Além desta importantíssima captação, durante o net working realizado pelo Assessor de Eventos do Porto Seguro Convention & Visitor`s Bureau e, com o apoio da Profa. Herminda Couto, que em 2008 defendeu com o PSC&VB a captação do Congresso de Oceanografia, mais duas candidaturas para sediar eventos em Porto Seguro foram colocadas.
Atendendo a solicitação feita pela nova diretoria da Sociedade de Ecologia do Brasil formalizamos a intenção de Porto Seguro em sediar a próxima edição do Congresso Brasileiro de Apicultura, um evento que reúne cerca de 3500/4000 pessoas. A defesa será em Gramado em maio/2012 e já estamos confirmados para realizá-la.
A segunda candidatura prospectada foi para sediar o Congresso Brasileiro de Zootecnia que em média recebe 1500 participantes.

0 comentários :

Postar um comentário

 
Top