O objetivo foi levá-los a conhecer a importância da unidade para o atendimento às urgências e emergências hospitalares do município e aprovar a entrega definitiva da obra de acordo com as especificações do Ministério da Saúde.

A Prefeitura Municipal de Porto Seguro levou os Conselheiros Municipais de Saúde, representantes de vários segmentos da comunidade, à obra da UPA24h (Unidade de Pronto Atendimento), no Baianão, no início do mês. A visita foi acompanhada, pelo superintendente Administrativo e Financeiro do Fundo Municipal de Saúde, Kerrys Costa Ruas, representando o prefeito Abade, e pelo secretário de Obras.

De acordo com o prefeito Abade, Porto Seguro será o primeiro município do extremo sul baiano a receber uma UPA24h, obra de fundamental importância no atendimento gratuito à urgência e emergência. A UPA24h é uma unidade do SUS, preparada para atender gratuitamente a população em situações de enfarte, derrame cerebral, queimaduras, cortes e traumas, pressão alta, febre, eletrocardiograma, raio X e pediatria. O trabalho será integrado com o SAMU (que organiza o fluxo de pacientes e os encaminha ao serviço de saúde adequado à situação) e as equipes de Estratégia da Saúde da Família. O atendimento será realizado por médicos e profissionais especializados.

A localização é estratégica. A UPA24h ocupa uma área de 1.359,33 m², bairro Mercado do Povo, Baianão, próximo ao Estádio Municipal. Segundo Abade, o local foi escolhido de forma criteriosa, com muito zelo, para atender gratuitamente e com alto padrão de qualidade uma população que há muito tempo precisa de mais atenção e respeito.

A UPA24h possui complexidade intermediária entre as Unidades Básicas de Saúde e as portas de urgência dos hospitais. Funcionará vinte e quatro horas por dia e conforme Abade, o seu funcionamento vai auxiliar na redução das filas de atendimento dos prontos-socorros do Hospital Municipal e do Hospital Luís Eduardo Magalhães, promovendo, assim, mais agilidade e melhor distribuição dos atendimentos às urgências e emergências.

Durante todo o período de construção, o prefeito Abade cobrou agilidade e recomendou aos operários que trabalhassem com muito esmero, enfatizando que a unidade é a realização de um compromisso feito com a comunidade. A inauguração está prevista para final do ano de 2011.

Durante a visita, os conselheiros conheceram todas as salas, onde funcionará a estrutura de porte tipo 2, capaz de atender a cerca de 300 mil pessoas diariamente. De acordo com o superintendente, a visita também foi feita com o objetivo de aprovar a entrega definitiva da obra, em conformidade com as especificações do Ministério da Saúde.

Para Rivaldávio Teixeira, representante do funcionalismo público no Conselho Municipal, a impressão foi a melhor possível. “A gente está precisando de um setor para desafogar as urgências dos hospitais. E pela estrutura que pude ver, a UPA24h vai facilitar o atendimento no Baianão, e também nos bairros mais próximos. É mais segurança para a saúde.”

A representante do Grupo de Apoio Sempre Viva (GASV) no Conselho Municipal, Euzudenil Lima, afirmou que a construção da UPA24h superou suas expectativas: “O local foi muito bem escolhido e a estrutura é maravilhosa, um trabalho de excelência”.



Alexandra Soares
Fotos: Rodrigo Hadja
Assessoria de Comunicação
Secretaria de Saúde de Porto seguro

0 comentários :

Postar um comentário

 
Top