O Câncer de Ovário é um tipo de câncer que afeta um dos principais órgãos do sistema reprodutor feminino, o ovário. Geralmente a mulher possui dois ovários, que são responsáveis pela produção de células reprodutoras e extremamente importantes na atividade hormonal do corpo feminino.

O Câncer de Ovário é conhecido como um “Câncer Silencioso”, já que seus sintomas são extremamente difíceis de serem identificados e quando aparecem pode já ser tarde demais para um tratamento efetivo.

Segundo especialistas, mulheres que detectam algum dos sintomas do câncer de ovário e eles não desaparecem em até três semanas ou mais devem marcar uma consulta com o médico ginecologista.

É importante lembrar que os sintomas listados abaixo podem se referir também a outras doenças que não o câncer de ovário. Porém, é sempre bom ficar atenta à qualquer alteração significativa na saúde e procurar um médico o quanto antes.


Sintomas do Câncer de Ovário

Apesar de ser conhecido como o “câncer silencioso”, especialistas identificaram três sintomas que podem ajudar a detectar o câncer de ovário ainda em seu estágio inicial. Fique atenta!

1. Se sentir satisfeita e “cheia” muito rápido após refeições ou dificuldades para comer.

2. Inchaço abdominal ou dor pélvica

3. Necessidade frequente de urinar com urgência


Fique atenta também a esses sintomas:


1. Mudanças no funcionamento do intestino (frequência de ida ao banheiro e consistência das fezes)

2. Dor durante a relação sexual

3. Sensação de fadiga constante

4. Gordura abdominal localizada

5. Ganho ou perda de peso repentino

Fonte: ONCOGUIA (American Cancer Society. Detailed Guide: Ovarian Cancer. 06 Feb 2008).

0 comentários :

Postar um comentário

 
Top