Porto Seguro
Sempre de olho na melhoria da qualidade de ensino e na elevação do IDEB (Índice de Desenvolvimento da Educação), a Prefeitura de Porto Seguro promoveu, durante três dias, uma capacitação para diretores e coordenadores de 20 escolas municipais, contempladas pelo PDE (Plano de Desenvolvimento da Escola). “O PDE é mais um dos programas de descentralização da gestão do ensino, proposto pelo MEC. Através dele, o município de Porto Seguro receberá uma verba no valor total de R$ 544 mil por ano, para as 20 escolas aplicarem na aquisição de bens de custeio e de capital”, explica Edilson Brito, presidente da comissão do PDE Interativo e instrutor da capacitação.

Para manter e ampliar o programa no município, a Secretaria de Educação vem fazendo um rigoroso acompanhamento da aplicação e prestação de contas dos recursos, além de preparar os gestores das escolas para a correta utilização da verba, de acordo com as exigências do MEC e a necessidade da comunidade escolar. Além de Edilson Brito, o setor do PDE/PDDE inclui ainda os servidores Shirley Moriale, Eládio Carvalho e Marlan Gonçalves.

“Essa capacitação é muito importante, pois estamos lidando com recursos públicos e não podemos utilizá-los de acordo com a nossa vontade. O diretor irá decidir junto com a comunidade escolar a melhor maneira de investir os recursos. Isso traz mais agilidade e autonomia para as escolas, além de novas ferramentas para melhorar o aprendizado de nossos alunos”, explicou a secretária de Educação, Dilza Reis, durante o encerramento das oficinas, na Casa de Cultura Portuguesa.

Transparência na prestação de contas

Segundo Dilza, a Prefeitura está trabalhando para incluir 100% das escolas do município no PDE. “Sabemos que falta muito a fazer, mas já avançamos muito. Porto Seguro é um dos municípios que mais desenvolve ações na educação e também o que mais presta contas. As contas do prefeito Abade e a nossa prestação de contas do FNDE (Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação) foram aprovadas sem ressalvas pelo Tribunal Contas. Temos muitos desafios, mas estamos fazendo a diferença”, assinalou a secretária.

Em mais uma reunião pública com servidores da educação, Dilza Reis voltou a destacar a importância do compromisso de professores, pais e alunos com a melhoria da qualidade do ensino. “O que estamos fazendo pelos nossos alunos para que eles tenham bons resultados no ENEM e consigam ingressar na universidade que será construída em Porto Seguro? Ter uma universidade federal em nosso município é ótimo, mas precisamos arregaçar as mangas para colocar nossos alunos lá dentro”, alertou.

A secretária informou que estará em Brasília na próxima semana para definir a melhor localização para a nova universidade federal em Porto Seguro e assinar convênios que garantirão mais melhorias para a educação no município, como a aquisição de novos veículos para o transporte escolar, uniformes, datashows e quadras esportivas para diversas escolas. “Temos buscado todas as oportunidades de melhoria do padrão do ensino nas nossas escolas e no próximo ano, só ficará na educação quem gostar de educação, porque a responsabilidade será maior ainda”, salientou.

Hilda Rodrigues (73) 8857-5351
Assessoria de Imprensa – Prefeitura de Porto Seguro

0 comentários :

Postar um comentário

 
Top