Thais Melo é a nossa homenageada como uma MULHER DE DESTAQUE pelo seu trabalho, sua vida e especialmente por sua dedicação à natureza. Hoje, 3 de setembro comemoramos o DIA DO BIÓLOGO e assim pedimos a Thais para nos contar um pouquinho de sua vida e sua carreira. Deixamos o texto com as palavras da própria Thais que sempre dirão melhor sobre ela do que qualquer pessoa. 
Parabéns a você pelo seu magnífico trabalho e interesse pelo nosso planeta com um beijão da Bebel Magalhães!

Quando tinha uns 10 anos minha mãe me levou para Cabo Frio no Rio de Janeiro (onde eu morava) e lá mergulhei com máscara e snorkel pela primeira vez. Foi paixão a primeira vista, quando afundei meu rosto e vi que ali, debaixo d´água tinha um mundo maravilhoso e silencioso. Por isso resolvi estudar biologia marinha, fiz a faculdade e vim morar na Bahia. 

Aqui trabalhei com turismo, baleias, corais, educação ambiental, entre outros. Depois de dez anos que me formei resolvi voltar a estudar e estou fazendo mestrado na UESC em Ilhéus. O meu curso é de ecologia marinha, o nome é Sistemas Aquáticos Tropicais mas lá há outros cursos na área como Zoologia e Ecologia. Minha pesquisa é com as baleias jubarte, venho estudando elas através das saídas de turismo. Nestas anoto os dados e registro todos os encontros que tive com os grupos de baleias. Já são 9 anos trabalhando com isso (5 em Cumuruxatiba) e 4 aqui em Porto Seguro e Arraial d´AJuda. 

O papel do biólogo é estudar e entender a natureza para assim conservá-la e pensar formas de exploração sustentável dos recursos naturais. Sendo assim, apesar das dificuldades encontradas na profissão me sinto honrada por ter escolhido essa missão, a de protejer a natureza e estimular as outras pessoas a fazer o mesmo. Acho que temos muito o que aprender com a natureza e por isso adoro estar em contato com ela e aprender cada vez mais sobre seu funcionamento. 

Nos dias de hoje acho que o papel dos biólogos é fundamental para fazer as pessoas respeitarem mais o meio ambiente, se não fosse a gente não sei o que seria do Planeta! (Thaís Melo)

0 comentários :

Postar um comentário

 
Top