O Vereador Evaí Fonseca pediu esclarecimentos ao Tenente Brigadeiro Ar Ramon Borges Cardoso, Diretor Geral do Departamento de Controle do Espaço Aéreo do Rio de Janeiro, sobre o levantamento do trecho chamado de Superfície do Segmento Visual (SSV), ou seja, localidades próximas a aeroportos, que operam por regras de voo por instrumentos (IFR), e que deverão estar livres de obstáculos que possam interferir na fase do voo imediatamente após uma aeronave atingir condições visuais durante a realização de procedimentos de aproximação por instrumento.

Após ter sido feito o levantamento topográfico nos aeroportos mais importantes do país, com a finalidade de verificar as condições da VSS dessas localidades, foi detectada que a altura das estruturas da Subestação da Coelba, localizada no Loteamento Outeiro da Glória, na nossa cidade, está acima do gabarito, colocando em situação de risco os voos que chegam à nossa cidade.

Segundo informações da Aeronáutica, o Aeroporto de Porto Seguro apresenta vários obstáculos que ferem o disposto pela OACI (Organização de Aviação Civil Internacional), causando sérias restrições operacionais, que poderão inviabilizar as operações de pousos e decolagens. Essas estruturas precisam ser removidas ou rebaixadas até 15/março/2012, (conforme Ofício no. 22/PLNI/13608 de 30/11/2011/RJ, que temos em mãos).

A obra, para que se deixe a Subestação da Coelba de acordo com as normas e regras do Departamento de Controle do Espaço Aéreo, deverá ficar em torno de 12 milhões de reais, sendo que estas informações já foram passadas à Secretaria de Aviação Civil e à Prefeitura de Porto Seguro.

Aguardamos uma resolução por parte dos órgãos competentes o mais rápido possível, para que não se perca o prazo trazendo prejuízos ao município.




Evaí Fonseca

Vereador

www.evaifonseca.com

evaifonseca@cmps.ba.gov.br

0 comentários :

Postar um comentário

 
Top