Vitória de 4 a 2, na etapa eliminatória, foi decidida nos pênaltis
No último domingo, 30, aproximadamente 2.000 pessoas lotaram o Estádio Municipal de Porto Seguro para assistir o jogo Porto Seguro x Itapetinga, que foi parte do 37º Campeonato Intermunicipal, que começou em julho e irá até dezembro. O Campeonato, que envolve 64 seleções, tem como principal objetivo divulgar o futebol de municípios do interior baiano, revelando talentos.

A cidade, que foi campeã em 2010, recebeu a seleção de Itapetinga para a etapa eliminatória, conhecida como “mata-mata”, quando o time derrotado é excluído da competição e o vencedor se classifica para a próxima fase. O resultado foi a vitória da seleção de casa por 4 a 2, decidido nos pênaltis.

O jogo foi promovido pela Liga de Futebol de Porto Seguro, uma entidade ligada a Federação Baiana de Futebol (FBF), com apoio da Prefeitura Municipal, através da Secretaria de Esportes e Lazer.

O supervisor de Esportes, titular interino da pasta, informou que, para o evento, a prefeitura providenciou o policiamento e disponibilizou ambulâncias e profissionais de saúde para eventuais emergências, bem como contribuiu financeiramente. Para ele, o prefeito Gilberto Abade se preocupa com o desenvolvimento do esporte na cidade, incentivando todas as modalidades. “O gestor vê no esporte um meio de inclusão social, mantendo os jovens afastados das drogas e da violência”, enfatizou.

Seleção de Porto Seguro foi campeã em 2010

O presidente da Liga de Futebol, José Bento, conhecido como “Zéu”, afirmou que o campeonato tem maior adesão pelos municípios do Recôncavo e do Sisal, mas que a região Extremo Sul tem obtido maior visibilidade após alguns títulos. “Itamaraju foi campeã nos anos de 2003 e 2004, enquanto Porto Seguro foi vice-campeã em 2007 e campeã em 2010, durante a atual administração municipal. Por isso, costumo dizer que o prefeito Abade é “pé-quente”, pois, depois de 20 anos perseguindo o título, fomos vitoriosos no seu governo”, declarou.

O vereador Paulo Onishi considera que o esporte é um meio de divulgação de um destino turístico como Porto Seguro. “É importante se manter uma seleção como esta. Crianças de localidades como o bairro Baianão e os distritos de Vera Cruz e Pindorama vem para cá em pleno domingo e acabam se espelhando no que vêem para zelar por uma vida saudável e de realizações. Além disso, os jogos levam o nome da cidade para outras regiões, atraindo mais visitantes”, ressaltando que o governo Abade tem trabalhado pelo esporte. “Se não fosse o auxílio da prefeitura, este evento não teria ocorrido. O Executivo está de parabéns!”, exclamou.

Prefeito Gilberto Abade pretende apoiar criação de uma seleção feminina

O prefeito Gilberto Abade declarou que jogos como esse são importantes, porque levantam a auto-estima da população. “Não apenas os desportistas, mas também crianças e adolescentes, que encontram estímulos para buscar um horizonte na vida. A nossa seleção traduz o amor que o povo tem pela bandeira, o orgulho de ter um grande time, que já ostenta um título estadual”, salientando que defende o esporte, uma vez que apóia torneios de futebol, karatê, capoeira, taekwondo e jiu-jítsu. “Pretendemos apoiar uma seleção de futebol feminina”, frisando que executou obras direcionadas a essa finalidade, como a praça da Bíblia, uma academia a céu aberto, e o estádio de Vera Cruz.

Pedro Ivo Rodrigues

Fotos: João Cordeiro

Assessoria de Imprensa – Prefeitura de Porto Seguro

0 comentários :

Postar um comentário

 
Top