No dia 8 de outubro, é comemorado o Dia Interamericano da Água. Esta data foi escolhida durante o XIII Congresso Interamericano de Engenharia Sanitária e Ambiental, realizado em 1992, em Havana, Cuba. Para todos que atuam no setor de saneamento básico é uma data de suma importância para que se faça uma reflexão de que ainda temos muito trabalho a fazer, apesar dos esforços ininterruptos e dos avanços notórios.
Um dos elementos chaves da ação em fazer da universalização do abastecimento de água nas Américas é a participação ativa das comunidades, que são peças importantes para o êxito dos programas de saneamento.
Com essas ações crescentes para educação ambiental podemos lutar contra a contamização da água, especialmente à relacionada ao controle de doenças e transmitidas por via hídrica. Além disso, é importante intencificar o trabalho conjunto entre governos, organismos internacionais, setor privado e comunidades em geral, melhorando as condições sanitárias, o acesso universal à água e ao saneamento, alcançando, assim, um melhor atendimento dos serviços em cada região.
Cabe lembrar que as ações educativas promovem a troca de positiva na cultura da água e a sua preservação, o seu uso racional, acesso universal e sustentabilidade. O Dia Interamericano da Água é celebrado em todos os países, estados, municípios e comunidades americanas.

OFERECIMENTO


0 comentários :

Postar um comentário

 
Top