O que seria um encontro entre a direção da escola, pais e alunos, acabou virando uma festa na Escola Municipal Zeca Passador, no último final de semana, na praia do Apaga Fogo – Arraial d´Ajuda. Durante o evento, a diretora Aldaísa Paes Balthazar apresentou a nova proposta pedagógica para o próximo ano, além dos projetos desenvolvidos na escola, como a reciclagem e a Horta Escolar, implantado pela Prefeitura Municipal de Porto Seguro, através da Secretaria de Educação, em 32 escolas do município.



Os pais e alunos compareceram em peso para participar das discussões e compartilhar as conquistas dos alunos, que usaram adornos com a temática da Primavera, e, juntamente com a direção, confeccionaram os enfeites à base de garrafa pet, distribuídos por toda a escola. “Estamos envolvendo os pais, alunos e professores nesse trabalho de reciclagem e o resultado são flores, borboletas, bonecos, vasos, luminárias, enfim peças muito delicadas que as próprias crianças já estão criando, recortando, pintando. São crianças pequenas, mas, pelas ruas, muitos objetos utilizados na reciclagem já não escapam ao olhar deles”, observa Lua Carmen, do projeto Amigo da Escola.

Alimentação saudável

Outro aspecto que está sendo trabalhado junto aos pais e alunos é a questão da importância da alimentação saudável. Com base nessa filosofia, durante o evento, foi realizada também uma palestra com a coordenadora do projeto Horta na Escola, Tatiana Longo. A coordenadora elogiou a iniciativa da direção da escola, de compartilhar com as famílias as ações desenvolvidas junto aos alunos e fez uma reflexão sobre os princípios de uma alimentação saudável.

“Não é só da escola o papel de oferecer a seus alunos uma alimentação saudável. É preciso estimular os bons hábitos em casa e não precisa ser rico para ter uma alimentação saudável”, salienta Tatiana. Em sua apresentação, cheia de fotos atraentes, ela falou sobre a importância do projeto Horta na Escola, para qualificar a merenda, e destacou diversos aspectos ligados aos hábitos alimentares, como os mitos que envolvem o tema e o prazer de comer bem e sentar-se junto à mesa para compartilhar o alimento.



“Foi um momento rico, mostrando que somente com ações motivadoras como essa e a conscientização dos pais, acompanhando o dia-a-dia dos filhos, é que os educadores poderão fazer mais e mais pelas crianças”, resumiu a coordenadora. A implantação da horta da escola Zeca Passador, suspenso durante a recente reforma da escola, está sendo retomado e em breve as crianças já estarão envolvidas na preparação do solo, plantio e colheita de frutas, verduras e legumes. Enquanto isso, as mudas estão sendo cultivadas em garrafas pet e posteriormente serão transplantadas para os canteiros.



Durante o evento, foi apresentada também a história de Zeca Passador, um personagem importante para a história do Arraial d´Ajuda. Durante muitos anos ele foi o responsável pela travessia dos primeiros carros pelo rio Buranhém, quando o transporte ainda era feito a bordo de duas canoas.

Hilda Rodrigues (MTB 4262)
Assessoria de Imprensa – Prefeitura de Porto Seguro

0 comentários :

Postar um comentário

 
Top