Para comemorar o Dia Nacional do Agente Comunitário de Saúde, 04 de outubro, a Prefeitura Municipal de Porto Seguro, por meio da Secretaria de Saúde, preparou uma programação especial para esses importantes colaboradores.

A agenda foi elaborada pela Diretoria de Atenção Básica (DAB), em parceria com o Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF), núcleo composto por psicóloga, assistente social, fisioterapeuta, farmacêutica e nutricionista, e que promove ações na busca de intensificar a Estratégia de Saúde da Família.

Na Zona Rural, a programação reuniu ACS das localidades de Vila Jardim, Vila Vitória, Imbiruçu, Pindorama e Vera Cruz, com palestras e um delicioso café da manhã na Escola Municipal de Vera Cruz Alcides Faustino. O momento foi de grande emoção, oportunidade em que os agentes também homenagearam a equipe do NASF, interpretando a canção “Como é grande o meu amor por você”, de Roberto Carlos. No Centro Espírita Porto da Paz, além dessas atrações, os ACS do Centro da cidade participaram de uma mini-sessão de cinema. No Clube dos 40, na programação envolveu almoço especial, banho de piscina, jogos e música ao vivo. Mas o momento também foi de reflexão, com dinâmicas que ilustraram maneiras de vencer desafios em equipe. “Nessa profissão, descobri minha vocação e a importância do meu envolvimento com a comunidade. Falamos a mesma língua das pessoas que atendemos, porque vivemos realidades parecidas. Isso nos aproxima e fortalece a nossa missão”, disse Miriam Ramos, ACS há 13 anos.

Segundo João Sebadelhe, gerente da Atenção Básica, diversas ações têm sido desenvolvidas por meio do NASF para fortalecer o vínculo entre os agentes, os demais profissionais da Equipe de Saúde da Família e a comunidade. “A Atenção Básica vive um momento significante de reestruturação e intensificação dos processos de trabalho em nosso município. O resgate da importância do papel de cada profissional, bem como a compreensão da história e dos trajetos de lutas em torno do SUS, é de fundamental importância para a melhoria dos serviços prestados nos postos de saúde”.

A diretora de Atenção Básica, Rayana Lemos, esteve presente no evento e parabenizou os ACS pela passagem do seu dia, ao tempo que enfatizou a necessidade de empenho para a continuidade do trabalho.

Alexandra Soares

Assessoria de Comunicação

Secretaria de Saúde de Porto Seguro

(73)8815-9839

0 comentários :

Postar um comentário

 
Top