Com uma bonita festa, a Prefeitura mostra a valorização da categoria de forma nunca vista no município.

Esta segunda, 24, foi um dia especial para os Agentes Comunitários de Saúde e de Combate a Endemias de Porto Seguro. Pela primeira vez na história do município, a categoria recebe uma homenagem como reconhecimento da importância de sua atuação, numa festa em grande estilo, que teve em sua programação café da manhã, um delicioso almoço de confraternização, entrega de novos uniformes, equipamentos e assinatura da lei de aumento salarial. A comemoração contou com a presença do Prefeito Abade, secretários, vereadores e lideranças dos distritos, sede e zona rural; e teve o envolvimento de toda a equipe da Saúde, demonstrando unidade na execução das atividades, como evidência de um novo momento da saúde municipal.

Gratidão e portas abertas para novas conquistas

Ao falar para o público presente, a presidente da Associação e do Sindicato dos Agentes, Nadia Moraes, agradeceu à Secretaria de Saúde e afirmou: “Para o agente hoje é um dia de felicidade”. Citou Mahatma Gandhi, quando disse: “Não há caminho para a felicidade. A felicidade é o caminho”. E continuou: “A felicidade é fazer o que estamos fazendo, respeitando a cada colega e a cada gestor”. Agradeceu à gestão municipal o empenho e respeito dispensado às causas dos agentes e o espaço para dialogar com a administração atual: “Temos encontrado a porta do gabinete sempre aberta. Isso mostra que nós estamos sendo lembrados, prestigiados”. A representante da categoria relatou a luta diária e os obstáculos como sol e chuva, no desempenho de suas tarefas, e finalizou: “Estamos unidos, de cabeça erguida. Vamos continuar acreditando, para alcançar novas conquistas.”

Agentes - alicerce da Saúde

A oportunidade foi mesmo de muitos agradecimentos. A secretária de Saúde agradeceu aos agentes por iniciar sua trajetória na saúde por causa deles. “Eu me apaixonei pelo SUS e comecei a dedicar a minha vida na melhoria da vida das pessoas. Lembro da conquista que foi a Constituição/88, que passou a assegurar a saúde como direito de todos e dever do estado”. Falou da importância de não se apegar aos direitos que passaram despercebidos no passado: “Vamos olhar para o futuro e nos deter na qualidade do serviço que estamos prestando”. “Por isso - enfatizou a secretária - levem com responsabilidade a missão que está nas mãos de vocês. Ninguém constrói uma casa sem alicerce, e vocês são os alicerces da saúde, o elo mais forte entre a comunidade e as equipes. E nós temos muito a fazer em busca da melhoria real da qualidade de vida.” Após seu discurso, a secretária fez uma breve explanação das atribuições dos agentes.

Prefeito entrega uniformes e equipamentos e assina Lei Municipal de cargos e aumento salarial

Durante a comemoração, o Prefeito Abade fez questão de entregar os novos uniformes e equipamentos pessoalmente a cada agente. Com a satisfação estampada no rosto, muitos deles já saíram de lá vestidos com o novo uniforme.

Abade assinou a Lei Municipal 980/11, que nomeia os supervisores geral e de área, vinculados ao Setor de Endemias, responsáveis, por exemplo, pelo acompanhamento da execução de ações para controle de vetores de doenças (como o mosquito transmissor do vírus da dengue), e pela distribuição e controle dos insumos utilizados para este fim, respectivamente. A lei também determina o ajuste salarial dos agentes, cujo aumento foi de aproximadamente 10%, para os ACS e 31% para os ACE. Com esses percentuais, os agentes passam a receber salários iguais de R$ 714 mensais. Segundo o prefeito, o aumento já entra na conta até o final do mês.

De acordo com o Prefeito, a iniciativa reafirma o seu compromisso em promover a participação dos cidadãos em uma gestão cujos pilares estão firmados na democracia.



Alexandra Soares

Assessoria de Imprensa

Prefeitura Municipal de Porto Seguro

0 comentários :

Postar um comentário

 
Top