O Vereador Evaí Fonsêca viu mais uma proposta sua aprovada pela Câmara de Vereadores de Porto Seguro.
Seu projeto – CÂMARA MIRIM – visa despertar no jovem a consciência da cidadania aliada à responsabilidade com o seu meio social e a sua comunidade. A intenção do Vereador é proporcionar aos jovens da nossa cidade, o crescimento de seus anseios em direção à conquista da cidadania.
A Câmara Mirim será composta pelo mesmo número de Vereadores da Câmara Municipal e as vagas serão reservadas aos alunos do 6º, 7º, 8º e 9º Anos (antigas 5ª., 6ª., 7ª. e 8ª. séries) do Ensino Fundamental II, devidamente matriculados em estabelecimentos públicos.
Para a constituição da Câmara Mirim, os Vereadores irão contribuir com todas as orientações e dirimir dúvidas, e o processo de escolha dar-se-á por eleição mediante voto secreto e direto.
O mais interessante é que caberá à Câmara dos Vereadores, com auxílio da Secretaria Municipal de Educação, organizar e coordenar a eleição mirim, que deverá ocorrer no mês de março de cada ano para que os alunos eleitos possam durante o ano trabalhar por melhorias em sua escola, seu bairro, sua rua, sua cidade.
Os alunos escolhidos deverão ser empossados em Sessão Solene realizada pela Câmara Municipal para diplomação e posse na última semana de março. O mandato dos Vereadores Mirins deverá encerrar-se na última semana de novembro e os mesmos não serão remunerados sendo sua atividade considerada de relevante interesse público. Os mesmos visitarão a Câmara e assistirão às Sessões do Plenário para observarem e se familiarizarem com todo o processo.
Com isso, o Vereador Evaí quer propor um novo pensar, com jovens cuidadores de sua cidadania, que possam cobrar com consciência e responsabilidade direitos e cumprir deveres. “É a responsabilidade de despertar a ética, a cidadania, os valores reflexivos e reais para uma sociedade moderna e mais justa naturalmente”, informa o Vereador, que traz para Porto Seguro a mudança responsável aos futuros eleitores desta cidade, deste Estado e deste País, “porque um futuro justo é naturalmente a construção de um presente que busca o melhor”, complementa o Vereador Evaí Fonsêca.
A Câmara Mirim é tão importante que mais dois vereadores assinaram o projeto: Martins e Marcos.
Evaí Fonsêca
Vereador
www.evaifonseca.com
evaifonseca@cmps.ba.gov.br
evaifonseca.zip.net

0 comentários :

Postar um comentário

 
Top