As performances, cores e sons das bandas e fanfarras da Bahia tomaram conta da Praça do Relógio, no último sábado, 12 de novembro, durante o I Concurso de Bandas e Fanfarras de Porto Seguro. Em um evento inédito no município, que contou com apoio da Prefeitura de Porto Seguro, moradores e turistas se encantaram com as apresentações de 11 fanfarras que estão na briga pelo título estadual desde setembro, quando teve início a disputa.

De acordo com Adival Santos, diretor e regente da Banda de Música de Porto Seguro (Bamups), o evento foi um sucesso e toda a comunidade se apaixonou pelo que viu. “Como fomos a cidade anfitriã, fizemos uma participação especial, mas já estamos com 96% de aproveitamento e estamos ensaiando duro para a final, que será no município de Serrinha no próximo dia 3 de dezembro”, explicou.

Ao todo, a Bamups reúne 80 participantes e 10 pessoas de apoio. Para a consolidação das atividades da banda, que também desenvolve um projeto social de música, a parceria com a Prefeitura de Porto Seguro é fundamental. “Desde 2009 contamos com o apoio do Executivo e por isso fizemos questão de homenagear o prefeito Abade pelo seu aniversário, que coincidiu com a data do concurso em nossa cidade”, explicou.

Para a moradora de Porto Seguro, Nadívia Marinho, as apresentações foram maravilhosas e encantadoras. “Estou muito feliz com o que estou vendo. As fanfarras me fazem lembrar do meu tempo de colégio. Espero que tenhamos este evento todo ano”, disse a senhora de 67 anos.

Disputa acirrada

Para entrar nesta competição de nível estadual, organizada pela Liga Cultural de Bandas Musicais da Bahia, as fanfarras são avaliadas em diversos quesitos, como musicalidade, apresentação, evolução, figurino, coreografia etc. Cada uma tem 20 minutos para fazer sua evolução e é obrigatória a participação em pelo menos duas etapas.

“Geralmente elas escolhem as cidades mais próximas das suas sedes, o que facilita o deslocamento dos componentes”, explicou o coordenador Edmilson da Silva, ressaltando que a maioria dos componentes é da rede escolar pública.

Em Porto Seguro, a fanfarra Bamime, de Ilhéus, venceu na categoria Nível IV Musical. No Nível II Musical com Evoluções, quem ganhou foi a Bamdli, de Brumado. Na mesma categoria, porém sem evoluções, a campeã foi Fanmusi, de Santa Inês. “As categorias permitem que diferentes níveis de fanfarras participem da competição”, completou Edmilson.

Confira as fotos:














Cyntia Farabotti

Fotos: Hadja

Assessoria de Imprensa – Prefeitura de Porto Seguro

0 comentários :

Postar um comentário

 
Top