O ensino a Distancia vem sendo altamente discutido em matérias nos principais telejornais do país, e, na novela das nove horas da Tv Globo, se tornou tema corrente, com uma personagem que cursa Administração a distancia. Então, se faz necessário melhores esclarecimentos sobre essa modalidade de ensino. O ensino a distancia acontece inserido em um ambiente virtual de aprendizagem, porém, não se restringe somente ao ambiente virtual, pois os momentos de interação são obrigatórios pelo MEC (Ministério da Educação e Cultura).
Segundo José Manuel Moran, o ensino a distancia acontece quando professores e alunos não estão normalmente juntos, fisicamente, mas podem estar conectados e interligados por tecnologias de comunicação, principalmente, a Internet. Em geral, os cursos possuem o mesmo tempo de duração do presencial. A oferta de cursos de graduação a distancia é regularizada pelo MEC e o diploma fornecido ao final do curso é o mesmo dos cursos presenciais. O importante é a escolha da instituição de ensino na qual se pretende cursar, recomenda-se uma pesquisa com o objetivo de conhecê-la e levantar informações sobre a instituição.
E oferece ainda algumas vantagens, tais como, flexibilidade nos horários de estudos dos alunos, o que atualmente, é crucial, pois muitos não podem cursar ensino superior devido a falta de tempo, a própria atriz Juliana Knust que interpreta a personagem na novela afirmou ao blog Terra “que faculdade a distância é uma maneira que as pessoas tem de não abandonar os estudos em prol do trabalho”.
Outra grande vantagem do ensino a distancia é a de exercitar a autonomia na construção do conhecimento, o que pode complementar a formação profissional com a aquisição de poder de iniciativa. E a ideia de que os alunos aprendem menos do que no curso presencial existia até os resultados do ENADE (Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes) quando alguns cursos e alunos obtiveram destaques expressivos. E com isso o mercado está começando a lidar e absorver os profissionais formados em EAD, exatamente pelo perfil de autonomia, disciplina, responsabilidade, versatilidade, flexibilidade, entre outras características.
Em suma, o ensino, seja a distância ou presencial, tem papel fundamental para a humanidade, pois está ligada a educação e ao desenvolvimento intelectual do ser humano, e, consequentemente da própria humanidade. Pois, com a capacidade biológica e cultural do ser humano de aprender e ensinar, o conhecimento é transmitido a cada nova geração. Com isso o processo ensino/aprendizagem é adaptado e ajustado conforme as necessidades dos tempos que se seguem.
No entanto, a autora Maria Clara Fraga Lopes adverte que “o processo de ensino/aprendizagem deve ser algo prazeroso e que nos de vontade de continuar”. A educação se dá em um processo de aprendizagem contínua. Aprende-se sempre; em sala de aula, em serviço, se relacionando, e, entre outras atividades. Mas uma coisa é certa a continuidade do estudo, da educação e da aquisição de conhecimento tem de ser uma constante.
A UNIFACS / Ead – Porto seguro está com as inscrições abertas para o processo seletivo 2012.1, para os cursos de Bacharelado em Administração, Ciências Contábeis e Comunicação e Marketing. Licenciatura em Serviço Social, Letras e Pedagogia. E os cursos de Graduação Tecnológica em Gestão Comercial e Negócios Imobiliários. O Ead-Unifacs foi o primeiro na Bahia credenciado para oferta de cursos a distancia, por isso se credencia, segundo o MEC, a melhor instituição privada da Bahia.


Christian Portugal
Tutor Administração Unifacs/Ead - Porto Seguro
73.91163013

0 comentários :

Postar um comentário

 
Top