O 19 de novembro, Dia da Bandeira, foi comemorado em Porto Seguro com a inauguração do Pavilhão das Bandeiras, na Cidade Histórica, reunindo as 13 flâmulas que representaram o Brasil desde o império. Durante a solenidade, realizada pela Prefeitura de Porto Seguro em parceria com o Consulado de Portugal no município, alunos da rede municipal de ensino participaram da incineração de bandeiras nacionais inservíveis. Em troca, levaram bandeiras novas para serem hasteadas em suas respectivas escolas.

Entre as autoridades presentes, estavam o comandante do 2º Distrito Naval da Bahia, vice-almirante Carlos Autran; o cônsul honorário de Portugal em Porto Seguro, Moacy de Andrade; o secretário de Administração, Lauro Setúbal, representando o prefeito Gilberto Abade; o comandante do 8º Batalhão de Polícia Militar, coronel Alfredo Nascimento; o comandante da Aeronáutica, major Faiolo; o comandante da Polícia Ambiental, major Câmara; o comandante da Capitania dos Portos, capitão Cordeiro, além de militares, vereadores, secretários municipais e lideranças.

Iniciando a solenidade, a autoridade de patente mais elevada, o vice-almirante Carlos Autran, acompanhado do representante do prefeito municipal, e do cônsul honorário de Portugal, descerraram a fita de inauguração do Pavilhão de Bandeiras. Em seguida foi realizada a incineração das bandeiras inservíveis. As cinzas foram recolhidas pelos funcionários do consulado e colocadas na muda de pau Brasil, plantada por autoridades portuguesas em outra ocasião.

Durante a incineração, a Orquestra Sinfônica do Descobrimento, bastante aplaudida pelo público presente, executou o Hino da Bandeira. Índios da tribo pataxó também prestaram sua homenagem às autoridades e à platéia presente, fazendo a sua dança de boas vindas. Para encerrar, a Bamups (Banda de Música de Porto Seguro), fez uma homenagem especial ao prefeito Abade, que tem sido um grande apoiador da banda, executando canções que incluíram a música dos 30 meses de governo.

Hilda Rodrigues

Fotos: Rodrigo Hadja

Assessoria de Imprensa – Prefeitura de Porto Seguro

0 comentários :

Postar um comentário

 
Top