A Capitania dos Portos de Porto Seguro lançou, na última sexta-feira, 09, no Hotel Vela Branca, a 16ª Campanha Legal no Mar, que visa garantir a segurança do tráfego aquaviário e combater a poluição hídrica, bem como conscientizar os marítimos e a população sobre esses temas.

Durante a solenidade, diversas personalidades civis receberam certificados de participação e medalhas de Amigo da Marinha. Também foram premiados estudantes vencedores do concurso de redação promovido pela instituição, denominado Operação Cisne Branco, que objetiva despertar a curiosidade dos jovens sobre as coisas do mar.

Autoridades presentes

Estiveram presentes: o capitão de Mar e Guerra Paulo Fernandes Baltoré; o agente da Capitania dos Portos, capitão Jorge Cordeiro de Oliveira; o Major Faoiolo, da Aeronáutica; o comandante do 8º Batalhão da Polícia Militar, tenente-coronel Alfredo Nascimento; o tenente Grimaldi, representando o comandante do Corpo de Bombeiros, José Braga Neto; o coordenador do Retran, tenente-coronel Kadu Torres; o juiz André Strogensky; o delegado da Polícia Federal Eriosvaldo Renovato Dias; a secretaria municipal de Governo e Comunicação, Sandra Rizo, representando o prefeito Gilberto Abade; os secretários de Saúde, Obras e de Trânsito e Serviços Públicos. Também compareceram os vereadores Paulo Onishi (Paulinho Tôa Tôa) e Gilvan Florêncio, o presidente da Sociedade Amigos da Marinha (Soamar) no município, o cônsul honorário de Portugal, Moacir Andrade, e o prefeito de Santa Cruz Cabrália, Jorge Pontes. O prefeito de Porto Seguro, Gilberto Abade, que estava em viagem de trabalho, acompanhou parte do evento.
Segurança no mar

O capitão Jorge Cordeiro de Oliveira informou que foram iniciadas uma série de atividades para garantir a segurança no mar, abarcando o turismo náutico, de lazer e atividades pesqueiras. O militar enfatizou que o mar, considerado a Amazônia azul, é o grande vetor de desenvolvimento da Costa do Descobrimento. “A vocação marítima desta região faz pensar na segurança de pessoas que fazem passeios de escuna, praticam esportes aquáticos, entre outras atividades”, salientando que cabem aos órgãos competentes as ações de fiscalização e de salvaguarda da vida humana nesse ambiente. “Foram programadas ações, como palestras educativas, exames para amadores, fiscalização do tráfego aquaviário, controle desse tráfego, com emissão de carteiras, etc”, explicou.

Cidadãos condecorados com a medalha de Amigo da Marinha

Em seguida ao pronunciamento do agente da Capitania dos Portos, foram entregues medalhas de Amigo da Marinha, condecoração instituída em 1973 para premiar cidadãos sem vínculos com essa arma. Entre os premiados: o ex-secretário de Educação de Porto Seguro, Caetano Cuppolo, e a chefe do cerimonial da prefeitura, Jaqueline Oliveira Maia.

Para o concurso de redação da Operação Cisne Branco, foram vencedores os estudantes Raniele do Nascimento Dias, que cursa o 8º Ano do Ensino Fundamental no Colégio Estadual Cristina Batista, e Ranieri Santos Alves, matriculada no 1º Ano do Ensino Médio do Colégio Modelo Luiz Eduardo Magalhães.

Receberam Certificado de Participação: a secretária de Governo e Comunicação, Sandra Rizo, representando o prefeito Gilberto Abade; Marcos Araújo, representando a Companhia de Navegação Norte Sul; Júlio Brandão, representando a Veracel Celulose; Rildo Almeida, representando a Fibria; o vereador Paulo Onishi, representando a operadora de turismo CVC, entre outros.

Apoio da prefeitura à Marinha do Brasil

O Capitão de Mar e Guerra Paulo Fernandes Baltoré destacou o apoio da prefeitura à Capitania dos Portos. “A prefeitura tem sido nossa parceira em diversas ações e eventos promovidos pela Marinha do Brasil em Porto Seguro. Também nos apoiou na elevação da Agência da Capitania dos Portos a Delegacia e na construção da Vila da Marinha, uma vez que doou os terrenos para tais edificações”, disse.

Pedro Ivo Rodrigues

Fotos: João Cordeiro

Assessoria de Imprensa – Prefeitura de Porto Seguro

0 comentários :

Postar um comentário

 
Top