As conquistas dos alunos, pais, educadores, gestores e parceiros do Ceame (Centro de Educação Inclusiva e Atendimento Especializado), da Secretaria Municipal de Educação, marcaram a solenidade de encerramento dos projetos de Formação Continuada em Libras e do Grupo de Estudo do Transtorno Autista, que aconteceu dia 09 de dezembro, na nova sede do Ceame.

Durante o evento, que reuniu alunos, pais e colaboradores, foram realizadas diversas apresentações, amigo oculto, entrega de certificados, depoimentos de pais de crianças autistas, finalizando com um almoço de confraternização e a bênção do Frei Marcos, para o novo espaço do Ceame. A coordenadora de Educação Inclusiva,Vera Liu, fez uma avaliação das conquistas do seu setor e anunciou os planos e metas para o próximo ano.

“Precisamos conquistar mais, mas temos que valorizar tudo que conseguimos, e que nos coloca muito à frente da maioria dos municípios”, constatou. Entre os avanços, ela citou os recursos e equipamentos disponíveis no novo prédio do Ceame, as salas multifuncionais em diversas escolas da rede municipal, o transporte escolar para alunos especiais, a inserção desses alunos no mercado de trabalho, a presença de intérpretes de Libras nas salas de aula, as capacitações continuadas em Libras e os avanços do Grupo de Estudo sobre Autismo.

Mensagem de esperança

O encontro foi aberto com a apresentação da Música “Nada impede que eu seja feliz”, de Leci Brandão, cantada e sinalizada em Libras (Língua Brasileira de Sinais). “Brasil, me olhe de frente, venha para a rua, me inclua em seus ideais”, diz um trecho da letra. Os participantes assistiram ainda a um filme sobre Albert Einstein, que andou somente aos quatro anos e tinha dificuldade para falar e se relacionar com outras crianças. Um outro vídeo, dedicado às crianças e famílias de autistas, mostrou os diversos graus do distúrbio e trouxe uma mensagem de esperança para os alunos e seus familiares.

Mães de crianças autistas se emocionaram ao falar das dificuldades encontradas para lidar com o distúrbio de seus filhos e do apoio encontrado junto ao Ceame. Para Nelma, mãe de uma menina autista, de 13 anos de idade, 2011 tem sido um ano de vitórias, depositando muitas esperanças em 2012. “Esse projeto do Ceame tem beneficiado não somente a minha filha, que evoluiu muito, mas também muitas crianças especiais. Esse trabalho possibilita a socialização dela e dá um conforto para as famílias, que não têm com quem compartilhar e aqui são tratadas com todo o carinho”, declarou.

Fé no que virá

Jeane, que tem um filho autista, falou do drama que viveu até encontrar um caminho para ajudar o filho em seu desenvolvimento. “Esse ano, mais que o meu filho, eu cresci muito, estou mais preparada e consciente para poder cuidar dele. Ele está sendo atendido pelo Ceame e também nas salas multifuncionais. Hoje eu acredito e tenho fé que meu filho tem condições de crescer mais e mais, porque estou encontrando apoio em casa, no Ceame e em outras terapias”, salientou.

Taís, outra mãe de uma menina autista, parabenizou o Ceame pelo trabalho em favor das crianças especiais e por querer aprender cada vez mais sobre o autismo. “É muito difícil identificar o autismo. Por isso eu quero parabenizar e agradecer muito os profissionais do Ceame, por acreditar no potencial das crianças autistas, que precisam de estímulo, persistência e aceitação. O Ceame está lindo, estamos juntos nessa luta e com muitas esperanças em 2012, porque podemos crescer muito mais”, enfatizou.

A coordenadora Vera Liu destacou o empenho das mães, que se entregaram ao projeto e foram em busca de informações junto com o Ceame. Para o próximo ano, a coordenadora falou sobre a introdução de novas atividades, como hidroterapia e a contratação de um psicólogo especializado em autismo. Em 2012, Vera Liu pretende marcar a comemoração do Dia Internacional do Autismo, com palestras e diversas ações para levar mais informações para a população.



Hilda Rodrigues (MTB 4262)
Fotos: João Cordeiro
Assessoria de Imprensa - Prefeitura de Porto Seguro

0 comentários :

Postar um comentário

 
Top