Salvador - Dez empresas do ramo de alimentação da cidade de Porto Seguro terão a chance de participar, de 5 e 8 de dezembro, do Programa Alimentos Seguros (PAS Flex). A capacitação envolve práticas de higiene pessoal, do ambiente, dos utensílios, demonstração da proliferação de bactérias e manipulação correta dos alimentos. O investimento é de R$ 80, sendo dois participantes por empresa.

Serão 16 horas em sala de aula, além da parte prática, e duas horas de consultoria em cada empresa participante. A engenheira agrônoma Jocelma Lima Reis será a orientadora do curso, cujo conteúdo programático é dividido em duas etapas. A primeira contempla noções básicas de higiene e manipulação, com dinâmicas que envolvem práticas de higiene pessoal, ambiente, utensílios e utilização de placas de petri para demonstrar a proliferação de bactérias. A elaboração e implantação de planilhas de controle dos procedimentos que envolvem a produção de alimentos serão tratadas na segunda etapa.

O coordenador do Sebrae no extremo sul, Jorge Cunha, disse que as ações de tecnologia e inovação são cruciais para que as empresas se tornem competitivas e se mantenham no mercado. “Atender às normas sanitárias é uma das necessidades das empresas que atuam no setor de alimentos e bebidas. Garantir a qualidade e segurança da alimentação é imprescindível. Se um cliente comprar um produto com defeito, ele pode ir à loja e fazer a troca, mas se um cliente ingerir um alimento contaminado, ele passa mal e vai para o hospital”.

O PAS Flex é uma ação de tecnologia do Projeto de Turismo da Costa do Descobrimento, que engloba ações de vários parceiros, com o objetivo de contribuir para a gestão empreendedora e competitiva dos pequenos negócios turísticos sustentáveis. A ideia é aumentar o faturamento médio das empresas atendidas pelo projeto e elevar a ocupação formal de pessoas das empresas atendidas.

“A partir deste ano, contemplamos vários municípios do extremo sul dentro dos projetos de turismo das costas das Baleias e do Descobrimento. Vamos atender os segmentos de hospedagem, alimentação e agências de viagens, entre outros. Começamos anossas ações em Teixeira com o PAS Flex”, explicou o gestor dos projetos de turismo do Sebrae nas costas do Descobrimento e das Baleias, Enivaldo Piloto.

O projeto engloba as ações: estruturação, gestão e monitoramento, acompanhamento da execução das mensurações e das avaliações, cadastramento do público alvo, programa de inovação e acesso à tecnologia, diagnóstico da matriz de consumo das empresas turísticas, rodada de negócios (produção associada ao turismo) e programa de capacitação empresarial com melhoria da gestão empresarial, incluindo a realização de cursos, palestras e consultorias.

Inscrições

As inscrições para o Programa Alimentos Seguros (PAS Flex) já estão abertas e podem ser feitas pelos telefones (73) 3288-1564 e (73) 9981-5294. O curso será realizado no centro de treinamento do Sebrae em Porto Seguro.

Serviço
PAS Flex Porto Seguro
Período: 5 a 8 de dezembro
Local: Centro de Treinamento do Sebrae, Praça ACM, 55, Centro
Horário: 15h às 19h. As horas de consultorias serão agendadas nos horários 8h às 12h e 19h30 às 22h
Investimento: R$ 80 por empresa (dois participantes por empresa)
Informações/Inscrições: (73) 3288-1564 e (73) 9981-5294

Agência Sebrae de Notícias Bahia: (71) 3320-4557 / 4558 / 4427
Central de Relacionamento Sebrae: 0800 570 0800
www.ba.agenciasebrae.com.br
www.twitter.com/sebraebahia
www.facebook.com/sebraebahia

0 comentários :

Postar um comentário

 
Top