Cerca de 80 diretores de escolas, coordenadores pedagógicos e técnicos da Secretaria de Educação participaram, dia 09 de dezembro, no Colégio Municipal de Porto Seguro, da confraternização dos participantes do Progestão (Programa de Capacitação à Distância para Gestores Escolares). Resultado de uma parceria entre a Prefeitura de Porto Seguro e o Governo do Estado, através da Direc 8 (Diretoria Regional de Ensino), o Progestão tem como objetivo formar lideranças comprometidas com a construção de um projeto de gestão democrática da escola pública, focada no sucesso dos alunos do ensino fundamental. 

 Os 80 gestores participam da capacitação, divididos em dois grupos de 40. “O objetivo do encontro foi reunir os dois grupos, trocar conhecimentos e experiências, enfim, fortalecer os laços entre essas pessoas, que enfrentaram dificuldades e experimentaram também muitos avanços”, afirma a gestora do programa, Ana Cláudia Dantas. Segundo ela, através do ensino à distância e com aulas presenciais, tudo é voltado para a prática dentro da sala de aula. O currículo é desenvolvido em dez módulos, composto por um Caderno de Estudos e um Caderno de Atividades, totalizando 300 horas de duração. 

“O Progestão trata muito da relação escola-família-comunidade e através dele estamos percebendo mudanças efetivas dentro das escolas”, avalia a tutora. Segundo Ana Cláudia, o Progestão está levando os gestores e a escola como um todo a quebrar paradigmas e rever conceitos. “Tudo isso está se refletindo na melhoria da qualidade do ensino e da aprendizagem dos alunos, influenciando toda a rede escolar. É um programa muito bom, que vai fazer a diferença. O grupo está muito entusiasmado, comprometido e estamos muito felizes”, resume a tutora. 

 O que é o Progestão 

 Sob a coordenação da pedagoga Ana Paula Guerrieri e com o reforço da assistente Soenice Oliveira, da Secretaria de Educação, o Progestão tem como diretriz central realizar atividades que permitam o estabelecimento de vínculos entre situações de aprendizagem oferecidas e a prática cotidiana nas escolas. Visa também a proporcionar oportunidade de vivências voltadas para o desenvolvimento de competências e habilidades profissionais, necessárias para a atuação em gestão escolar. 

 Na modalidade à distância, o gestor estuda de acordo com o seu próprio ritmo de aprendizagem, de forma individual ou em grupo, com base em conteúdos, metodologia e orientação dos cadernos de estudos e atividades. O educador participa também de encontros presenciais mensais, onde acontece a sistematização dos conteúdos estudados, orientação às atividades de verificação de aprendizagem e troca de experiências. Em Porto Seguro, o Progestão atende a 14 escolas da rede pública municipal. 

 Hilda Rodrigues (MTB 4262) 

 Assessoria de Imprensa – Prefeitura de Porto Seguro

0 comentários :

Postar um comentário

 
Top