A iniciativa ajuda na definição do perfil do futuro profissional.

Aprender na prática o que é ensinado na sala de aula. Este foi o objetivo de um curso feito pelos alunos da Faculdade Unisul, no SAMU de Porto Seguro, na última semana de novembro, com carga horária de 20 horas. Os trinta e dois alunos do oitavo período realizaram visita técnica à sede, com acompanhamento dos supervisores de estágio. Divididos em 4 turmas conheceram as instalações da base e as acomodações dos profissionais que trabalham 24 horas por dia com o serviço móvel de urgência. Os alunos aprenderam, ainda, sobre o atendimento às chamadas telefônicas, tratamento dos trotes, regulação e acionamento das equipes.

Segundo Roque Vinícius Freire, coordenador de Enfermagem do SAMU, o curso permite o conhecimento da área pré-hospitalar, que é pouco citada na grade curricular das faculdades: “Eles conhecem melhor o interior das ambulâncias, passam a saber como o serviço funciona e quais as características necessárias para o profissional da área, como força, habilidade e agilidade.

A supervisora de estágio e enfermeira especialista em Terapia Intensiva, Gislaine Rodrigues, afirmou que o curso permitiu conhecer o fluxo de um serviço distinto, único, que é o prestado pelo SAMU. “É fascinante, desperta interesse do profissional. Além disso, o serviço conta com capacitações, numa cidade onde há um aeroporto e demanda considerável”, afirmou.

Para o coordenador do SAMU, Jânio Guimarães Júnior, a oportunidade antecipa o conteúdo a que muitos profissionais só têm acesso em cursos de pós-graduação: “Estar aqui é uma chance de definir mais rápido a carreira.” Foi o que percebeu o estagiário Adriano Garcia: “É um salto em relação à teoria. O contato com profissionais de experiência facilita a assimilação. A gente vê a realidade, a responsabilidade e a união da equipe. Essa área sempre me chamou atenção e, neste contexto, fica ainda mais fácil definir onde quero ficar”, considera.

Núcleo de Educação Permanente

Esta é a segunda turma de estudantes de enfermagem que realizam visita técnica no SAMU de Porto Seguro. As equipes contam, ainda, com o Núcleo de Educação Permanente (NEP), que já recebeu alunos de Santa Cruz Cabrália e que promove constantemente a capacitação dos próprios funcionários do serviço.


Alexandra Soares

Assessoria de Imprensa

Secretaria de Saúde de Porto Seguro

0 comentários :

Postar um comentário

 
Top