Para fechar o ano com chave de ouro, representantes de escolas municipais de Porto Seguro participaram do IV Seminário do Projeto Educando com a Horta Escolar, que foi realizado no sábado, 3 de dezembro, com o objetivo de promover uma reflexão sobre as ações do ano e traçar metas para 2012.
O evento contou com a participação da consultora do FNDE (Fundo Nacional para Desenvolvimento da Educação), Najla Veloso, e do consultor de monitoramento do FAO (Food and Agriculture Organization - Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação), Juarez Kalil, que ministraram palestras sobre questões relacionadas à alimentação escolar.
A programação do evento contou também com a exibição de vídeos do projeto e da visita de representantes de 17 países, que vieram conhecer as boas práticas do Projeto Educando com a Horta Escolar em Porto Seguro. “Estamos muito felizes com tudo que realizamos neste ano, e a vinda da comitiva foi muito marcante, pois eles saíram satisfeitos com as nossas ações e nossa recepção”, afirmou Tatiana Longo, coordenadora do projeto no município.
A secretária de Educação fez a abertura e participou do seminário. “Fiquei muito emocionada em ver o conhecimento das crianças que participam do projeto. Elas sabem tudo, explicam tudo, estão realmente aprendendo e trocando conhecimentos”, afirmou.
E as crianças deram um show durante o seminário, com muitas homenagens, apresentações musicais e teatrais, que arrancaram aplausos da platéia. As apresentações foram divididas nos núcleos rural, indígena, fundamental e infantil. “Trabalhar este projeto foi muito gratificante, foi uma maneira de mudar e proporcionar atividades diferenciadas para nossos alunos”, disse a professora Débora Fidelis, da escola da Fazenda Bom Sossego, que representou todas as escolas rurais.
O Projeto Educando com a Horta Escolar atende 32 escolas municipais e 6 aldeias indígenas do município de Porto Seguro, aliando, na prática, o meio ambiente e a boa alimentação às atividades pedagógicas. Para 2012, o objetivo é ampliá-lo para outras unidades de ensino do município.
O Projeto foi concebido com a finalidade de intervir na cultura alimentar e nutricional dos escolares, com base no entendimento de que é possível promover a educação integral de crianças, adolescentes e jovens de escolas e comunidades do seu entorno, por meio das hortas escolares incorporando a alimentação nutritiva, saudável e ambientalmente sustentável como eixo gerador da prática pedagógica. A iniciativa tem apoio da FAO, e do Ministério da Educação por meio do FNDE.

Cyntia Farabotti
Fotos: Hadja
Assessoria de Imprensa – Prefeitura de Porto Seguro

0 comentários :

Postar um comentário

 
Top