Uma caminhada programada pelo Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF) que atende o Arraial, encerrou, na manhã do dia 21, as atividades de 2011. Segundo a organizadora, a assistente social Sueli Rodrigues, a 1ª HIPERCAMINHADA, que partiu da Praça do Quadrado, em Trancoso, consolidou o trabalho da Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria de Saúde, desenvolvido ao longo de vários meses com a população do Programa Hiperdia (pacientes com histórico de hipertensão e diabetes), proporcionando um momento de lazer e descontração, com estímulo à atividade física e vida saudável. Com a iniciativa, o NASF promoveu, reavaliou e reafirmou o compromisso em trabalhar com prevenção. Durante a caminhada, os participantes usaram adesivo que faz alusão à campanha Sou 12 por 8, criada pela Sociedade Brasileira de Cardiologia para conscientizar a população sobre os riscos da hipertensão e sobre os benefícios de manter a pressão arterial em níveis adequados.

A equipe do NASF, composta por assistente social, farmacêutica, fisioterapeuta, nutricionista e psicóloga, faz parte da Atenção Básica e desenvolve um trabalho de educação em saúde nas unidades de Arraial Centro, Arraial Bairro, Trancoso, Vale Verde, Itaporanga e Nova Caraíva, com palestras, grupos de discussão e rodas de conversa com diversos públicos e faixas etárias, além de acolhimento e atendimento individualizado.

Em Porto Seguro, outras três equipes de NASF desenvolvem trabalhos semelhantes nas localidades do complexo do Baianão, Centro e distrito de Vera Cruz.



Alexandra Soares

Assessoria de Comunicação

Secretaria de Saúde de Porto Seguro

0 comentários :

Postar um comentário

 
Top