Porto Seguro participa das ações de luta contra a AIDS e, desde a segunda-feira, dia 28 de novembro, a Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria de Saúde/Coordenação de DST/AIDS e Hepatites Virais, está promovendo ações que vão até o dia 5 de dezembro.

Ontem, 1º de dezembro, Dia Mundial de Luta Contra a AIDS, o Trevo do Cabral recebeu os laços vermelhos que fazem alusão à data. No Centro de Cultura, a ação foi voltada para os Agentes Comunitários de Saúde. A apresentação da peça “O futuro é hoje”, pelo Grupo de Teatro Ed Aquino, formado por estudantes adolescentes, abordou o preconceito contra portadores do vírus HIV, direitos dos portadores e a importância do uso do preservativo para prevenção de DSTs. “Converso abertamente sobre esses assuntos com meus pais, em casa. Eu confio neles e não tenho porque ser diferente” disse a adolescente Bianca da Vitória, de 17 anos, sete deles participando do grupo de teatro.

Para a presidente da Associação dos Agentes Nadia Morais, o diálogo sobre o assunto é essencial, já que o agente comunitário é agente de informação para a comunidade, com o objetivo de conscientizar sobre a necessidade de prevenção.

Ações durante a semana – CTA Itinerante

Durante as manhãs desta semana, o CTA Itinerante (Centro de Testagem e Aconselhamento) montou o estande com informações e distribuição de material educativo e preservativos, além de realizar teste rápido de HIV. O atendimento já foi realizado na Quadra do Campinho, balsa, Praças do Relógio e Inaiá, e em frente ao Banco do Brasil, atraíndo pessoas que passavam nos locais. Silvana de Oliveira aprovou a ideia: “Tirei dúvidas e considero uma iniciativa muito oportuna. O bairro é grande e muitos jovens precisam de orientação. Quanto mais falar no assunto, melhor”, considerou a cobradora de uma linha de ônibus que passa pelo Campinho.

O estande chamou a atenção do segurança Paulino Lima, 72: “Quando cheguei à praça, aproveitei para pedir informações e estou mais esclarecido agora.” A maioria das pessoas que procurou pelo atendimento, dispôs-se a fazer o teste rápido de HIV: “Acho que essa ação tem que acontecer mais vezes. Muita gente tem vontade de fazer o exame, e não tem coragem. Mas o trabalho é sigiloso, rápido e muito tranqüilo”, opinou a autônoma Marlene Pereira. Segundo a coordenadora de DST/AIDS do município, Beatriz Duarte, a realização do teste rápido do HIV é muito importante, por possibilitar o diagnóstico precoce os portadores de HIV. Quanto mais cedo tiver este diagnóstico, melhor para o paciente, que iniciará seu tratamento precocemente aumentando as chances de uma boa qualidade de vida, tendo também, a chance de interromper a cadeia de transmissão vírus.

Mais ações nos próximos dias

Neste fim de semana, (2 e 3/12), o estande do CTA Itinerante vai estar no evento Porto Verão às 18 horas, em Arraial d’Ajuda, na Praça São Brás. Na segunda-feira, dia 5, às 15 horas, um grande evento está programado para estudantes de 12 a 17 anos, no Centro de Cultura. Os temas, com foco na prevenção, serão abordados por meio de palestra, música, teatro e debates com profissionais da saúde.

As ações continuam até 5 de dezembro.

A Secretaria de Saúde de Porto Seguro, por meio da Coordenação de DST/AIDS/Hepatites Virais, prolongou a agenda de programação alusiva ao dia 1º de dezembro, DIA MUNDIAL DE LUTA CONTRA A AIDS.

A programação, antes voltada apenas para o público adolescente, abriu espaço para participação dos Agentes Comunitários de Saúde. A iniciativa visa a uma maior propagação da importância de prevenir o vírus HIV e outras DSTs, uma vez que os agentes são fundamentais no processo de disseminação de informações para a comunidade. O encontro com os agentes foi realizado no Centro de Cultura, às 15 horas dessa quinta-feira, dia 1º de dezembro, com apresentação teatral e música.

E as ações continuam. A programação com os estudantes de 12 a 17 anos foi transferida para a próxima segunda-feira, dia 5. O evento contará com uma agenda dinâmica, com teatro, música, palestra e debate com profissionais da saúde.



Alexandra Soares

Assessoria de Imprensa

Secretaria de Saúde de Porto Seguro

0 comentários :

Postar um comentário

 
Top