Empresários e autoridades municipais debateram os preparativos para as comemorações do Aniversário do Brasil, um megaevento que divulgará a cidade no Brasil e no mundo em abril de 2012

Visando reforçar o potencial da cidade como pólo turístico nacional e internacional, empresários do ramo hoteleiro se reuniram com o prefeito de Porto Seguro, Gilberto Abade, na sede da Secretaria Municipal de Turismo, na Passarela do Descobrimento, na última terça-feira, 29 de novembro.

Durante a reunião, foram apresentados resultados de um Road Show (exposição itinerante dos atrativos da cidade de origem) com integrantes do trade local, com destino ao Sul do País, maior pólo emissor de turistas para Porto Seguro, que aconteceu entre os dias 17 e 25 deste mês. Também foram discutidos os preparativos para o Aniversário do Brasil, um megaespetáculo que será promovido para as comemorações do 22 de abril, data do Nascimento do Brasil, que terá convidados de peso, a exemplo do presidente dos EUA, Barack Obama, presidentes de países da América do Sul e de Portugal, a presidente Dilma Rousseff, governadores e artistas globais. A festa será realizada simultaneamente em pelo menos 20 municípios brasileiros, incluindo as capitais.

Estiveram presentes: a presidente do Porto Seguro Convention Bureau, Patrícia Martins; o presidente da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis (ABIH) local, Michel Siegfried; da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Porto Seguro, Cecília Nakamura; representantes da empresa de transporte coletivo Expresso Brasileiro, dentre muitos outros grandes eempresários do segmento turistico, o vereador Paulo Onish (toaatoa) e os secretários municipais de Governo e Comunicação, Administração, Turismo, Educação, Meio Ambiente e de Obras.

Fortalecimento do turismo

O secretário de Turismo afirmou que o momento atual é de união do trade em torno do fortalecimento do setor. “A idéia do Feliz Aniversário Brasil representa uma conquista. Envolveremos o coração dos brasileiros. Fechamos a parceria com a CVC, a maior operadora de turismo do País, e faremos um grande evento, onde os visitantes viverão as emoções tanto do Descobrimento quanto do Nascimento do Brasil”, salientando que atendeu a uma solicitação do chefe do Executivo. “O prefeito adorou a proposta. Ele pediu que organizasse um evento à altura da importância que Porto Seguro tem para a nação”, declarou.

O secretário disse ainda que a Liga Nacional dos Bombeiros e a Federação Brasileira de Hotéis devem ser parceiras nesse projeto. “Queremos fazer uma comemoração como o Brazilian Day, em Nova Iorque, ou festividades semelhantes em Londres e outras capitais mundiais. Trata-se de uma idéia que seduz todos os brasileiros. A frase “Nós, portosegurenses, vamos homenagear o Brasil com a comemoração do seu aniversário” é tentadora”, sugeriu.



Potencial de Porto Seguro

O vereador Paulo Onish considerou que, ao se criar uma mão única para o destino, as pessoas ficarão mais receptivas, pois não estarão atendendo apenas aos empresários da hotelaria, mas a Porto Seguro. “É uma cidade que quem conhece quer voltar e quem ainda não conhece quer conhecer. Eu estive em Gramado (RS), que é uma cidade bonita, organizada, onde se respira turismo, mas o potencial de Porto Seguro é dez vezes maior”, destacou.

O presidente da ABIH local afirmou que as comemorações que serão realizadas em 2012 representarão o passo inicial para uma grande contemplação do município. Michel Siegfried acrescentou que o Road Show no Sul do País deixou as pessoas das localidades visitadas eufóricas com as informações difundidas. “Queremos que o próximo Road Show tenha mais dois ônibus à disposição. O objetivo dessas exposições também é combater a baixa temporada em nossa cidade, mantendo a pujança do seu turismo. Para isso, contamos com a integração com as secretarias do município”, disse.

Feiras nacionais e internacionais do setor

O secretário de Turismo informou que devem ser realizados Road shows em Belo Horizonte (MG) e em Goiânia (GO). “Minas Gerais é o segundo pólo emissor de turistas para Porto Seguro. Em sua capital, faremos dez visitas simultâneas por dia, contatando 400 agentes de viagens e levando kits informativos”, complementando que o município será representado em aproximadamente 20 feiras nacionais e cinco internacionais do setor, a exemplo do 18º Workshop da CVC, da Minastour e da Centroeste Tour, no próximo ano. “Brasília é o quarto pólo emissor de turistas para nossa cidade e também precisa de um foco especial. Cogitamos ainda a participação em feiras na Argentina, em cidades como Buenos Aires e Rosário”, propôs.

Participação do setor de Educação

A secretaria de Educação disse que a sua pasta estará envolvida na festa do Aniversário do Brasil, citando a proximidades de grandes acontecimentos, como a Copa de 2014 e as Olimpíadas de 2016. “A história é a do Descobrimento, mas a festa é a de aniversário. O momento é excelente”, salientando que recentemente acompanhou estudantes da cidade em Portugal, onde existe uma grande simpatia para com Porto Seguro. “Fomos muito bem acolhidos. Os portugueses comentaram a nossa representatividade em eventos em nível nacional”, relatou.

A presidente da CDL local também destacou a participação do setor de Educação em tais planejamentos, dando ênfase aos benefícios, que superarão os custos. “Os alunos podem receber materiais de divulgação”, sugeriu.

Prefeito Abade destaca união do trade hoteleiro

O prefeito Gilberto Abade rememorou a sua luta em prol do turismo na cidade, na década de 90, quando a Secretaria de Turismo ainda não dispunha de uma sede e a ABIH local contava com apenas 22 integrantes. “Na ausência do governo para desenvolvimento do destino, nos unimos e percebemos que podíamos contar apenas com nós mesmos naquela circunstância. Na avenida Navegantes, por exemplo, existia um enorme esgoto a céu aberto, que envergonhava a cidade e aos turistas. Fomos lá, batemos a laje e acabamos com aquele mal estar. Na ocasião, fui eleito diretor regional da ABIH de Porto Seguro, que era mais importante do que a de Salvador. Tínhamos linhas telefônicas, que eram um luxo na época, e dinheiro em caixa”, ressaltando que os hoteleiros são unidos em favor da classe. “Quem tem mantido a cidade é a hotelaria, que, no início, calçou ruas, puxou redes de esgoto, etc. Foram desbravadores. A sua história, aqui, é de heroísmo. Entretanto, sozinhos, esses empreendedores não podem financiar o turismo, o que demanda esforços dos outros segmentos beneficiados, como é o caso do comércio”, sentenciou.

De acordo com o prefeito, 2010 foi o melhor ano para a história do turismo em Porto Seguro, em termos de ocupação nos hotéis e pousadas, com consequente aquecimento do comércio. “O turismo é um produto que precisa sempre ser divulgado. Precisamos vender a nossa marca, por isso luto para que Porto Seguro seja reconhecida como a capital histórica do Brasil”, explanou.

O gestor se comprometeu a participar do Road Show em Belo Horizonte, que ocorrerá em data a ser definida. “Podem contar com a minha presença, divulgando a nossa cidade”, frisou.

Pedro Ivo Rodrigues

Fotos: João Cordeiro

Assessoria de Imprensa – Prefeitura de Porto Seguro

0 comentários :

Postar um comentário

 
Top