O município de Porto Seguro foi representado na 14ª Conferência Nacional de Saúde (CNS), que aconteceu no início do mês de dezembro, em Brasília, sob o tema “Todos usam o SUS! SUS na Seguridade Social - Política Pública, Patrimônio do Povo Brasileiro”, configurando-se no mais importante evento de saúde brasileiro. O representante de Porto Seguro, Antonio Carlos Cidadão, apresentou três propostas aprovadas na conferência estadual, que defendem as comunidades tradicionais, como quilombolas, fundo de pasto, zonal rural, povos indígenas e outros, para que tenham acesso e acolhimento com qualidade pelo Sistema Único de Saúde. “Estas medidas certamente beneficiarão todos os baianos e a comunidade brasileira”, argumentou.

 O Relatório Final da 14ª Conferência Nacional de Saúde foi aprovado no domingo, 4 de dezembro, após quatros dias de debates, pelos delegados vindos de todo o Brasil. Após a votação, uma Carta da Conferência voltada à sociedade brasileira foi apresentada aos participantes. O documento, que sintetiza o debate desenvolvido no evento, contou com o apoio da Comissão Organizadora e de vários segmentos.

 O presidente da 14ª CNS e Ministro da Saúde, Alexandre Padilha, explicou que assim como aconteceu em vários estados, um relatório e uma carta saíram como resultado das conferências. “Esse é mais um momento histórico em que o Relatório Final é aprovado e uma declaração à sociedade também. Parabéns a todos os delegados. Viva o controle social e viva a democracia”, disse Padilha em alusão à aprovação da Carta da 14ª Conferência durante o encerramento do evento.

 Assessoria de Imprensa – Prefeitura de Porto Seguro

0 comentários :

Postar um comentário

 
Top