Comédia musical “Casos e Acontecidos de um Cabra da Peste” será apresentada nos dias 22 e 23 de dezembro em Porto Seguro

Um projeto ousado. Assim pode ser definida a comédia musical “Casos e Acontecidos de um Cabra da Peste”, que será apresentada no Centro de Cultura de Porto Seguro nos dias 22 e 23 de dezembro. Mais do que a ousadia, a montagem de um musical em Porto Seguro demonstra que a cidade vem mudando o seu olhar para a cultura.

Prova disso são os inúmeros projetos culturais implantados na cidade que visam atingir não o turista, mas especialmente o morador, tão esquecido por todos. A campanha “Vá ao Teatro e Me Leve Junto”, a Orquestra Sinfônica do Descobrimento, o projeto Baianarte e outros demonstram essa evolução do perfil cultural no município.

Sinopse

“Casos e Acontecidos de Um Cabra da Peste” é uma deliciosa comédia musical inspirada nos vários tipos de comédias existentes, principalmente as farsas. A estória se passa na cidade de Taperoá e narra a vida de Severino, um cabra esperto, astuto e divertido como muitos outros heróis populares.

Na tentativa de conseguir um pedaço de terra, ele resolve ajudar o seu jovem patrão, o coronelzinho Zé Luís, a conquistar o amor de Lisbela, uma jovem “rolinha” (ou quenga) virgem negociada por Aderaldo Catacão, um agenciador de prazeres da carne, ao cangaceiro Capitão Vicentão de Cabaceiras.

Contudo, as coisas não acontecem como Severino havia planejado. A história acaba envolvendo o Coronel Quaderna e a sua esposa Caroba, respectivamente pai e mãe de Zé Luís, assim como outros personagens que habitam na cidade, gerando uma gigantesca confusão.

O texto apresenta muitos elementos clássicos da comédia e da farsa, incluindo os trocadilhos, o bater das portas, os casos de identidades trocadas (muitas vezes envolvendo personagens disfarçando-se como o outro) e as satíricas observações sobre a sociedade.

Divisor de águas
O diretor da peça, Rod Pereira, considera que a montagem dessa comédia musical é um divisor de águas em Porto Seguro. “É sim algo ousado, haja visto que nada do que foi feito anteriormente chega perto de nossa proposta de uma montagem profissional”, salienta.

Os números impressionam e dão uma dimensão do tamanho da ousadia. De acordo com Rod Pereira, são mais de 30 pessoas envolvidas com o espetáculo, distribuídas entre elenco e ficha técnica. “Não usamos playback nas músicas. Nós teremos a banda Cangaço Novo, ao vivo, que acompanhará o elenco cantando, pois só pode ser considerado musical quando a música é ao vivo. Claro que não é uma grande


produção do Rio ou São Paulo, mas é um início promissor. Afinal, quem disse que não podemos chegar lá? Tudo é uma questão de tempo e planejamento”, observa.

Segundo o diretor, a escolha de um musical para a primeira montagem da apresentação dos alunos do Studio do Ator reflete a proposta do curso, de proporcionar uma preparação dos novos atores para o cada vez mais exigente mercado artístico. O elenco está tendo aulas de canto e preparação vocal com Alex Smottha, além de dança e coreografia com Marcelo Tenório e Fernanda Borges.
Satisfação do elenco

A expectativa para a apresentação do musical toma conta do elenco. “Por inúmeras vezes nós, seres humanos, buscamos estar envolvidos em algo bom, agradável aos olhos e que nos dá prazer. Estar em ‘Casos e Acontecidos de um Cabra da Peste’ é ter o privilégio de fazer aflorar ainda mais os meus sentimentos e emoções na valorização do ser como um todo, em busca de um ideal que é o aprendizado para a vida”, diz o ator Alex Smottha.

Para a estudante de teatro Aylana Nielle, “estar no ‘Casos e Acontecidos de um Cabra da Peste’ é transpor barreiras, aprendendo no convívio o cotidiano em grupo, revendo conceitos e criando outros”. Segundo ela, esse é seu segundo trabalho em teatro, e novamente com Rod Pereira. “Eu estou apaixonada pelo teatro e vejo que não é só glamour, como a televisão faz parecer. Tivemos uma árdua jornada de ensaios, treino vocal e aulas de dança para nos prepararmos para esse espetáculo. Mas apesar disso tudo, quero mais”, frisa.

SERVIÇO
Comédia musical “Casos e Acontecidos de um Cabra da Peste”
Censura: 12 anos
Local: Centro de Cultura de Porto Seguro
Dias: 22 e 23 de Dezembro
Horário: 20h
Valor do ingresso: R$ 30,00 (na hora)
R$ 10,00 (antecipado)

0 comentários :

Postar um comentário

 
Top