O Ministério da Saúde disponibilizou a relação das 371 unidades médicas em todo o país. Conforme a lista, 13 unidades vão realizar o procedimento na Bahia

O Hospital Municipal de Porto Seguro é uma das 13 unidades médicas na Bahia credenciadas pelo Ministério da Saúde para a troca de próteses mamárias pelo Sistema Único de Saúde (SUS). O município é um dos cinco do interior do estado e o único do extremo sul baiano que vai realizar o procedimento que vai beneficiar pacientes que possuem implante mamário de silicone da marca francesa PIP e da marca holandesa Rofil, e com recomendação médica para cirurgia reparadora de troca de prótese. A indicação é para pacientes com próteses que possuam sinais comprovados de ruptura, o que pode ser detectado em exames realizados nas unidades do SUS.

De acordo com o Ministério da Saúde, a troca será feita porque as duas fabricantes, PIP e Rofil, usaram silicone impróprio para o uso no corpo e que apresentam maior risco de ruptura e, consequentemente, de agravos à saúde. A recomendação é que o procedimento de troca das próteses seja realizado de acordo com as diretrizes técnicas e, em princípio, pelo serviço de referência onde o implante inicial ocorreu. Excepcionalmente, os pacientes distantes do médico ou do estabelecimento onde realizaram o implante poderão procurar a unidade do SUS mais próxima para a avaliação do implante e das condições de saúde, mas deverão ter o encaminhamento à unidade que realizou o procedimento cirúrgico inicial.

O Hospital Municipal de Porto Seguro é classificado como unidade que realiza cirurgias de média complexidade e, com esse perfil de assistência, está apto a realizar plástica mamária reconstrutiva pós-mastectomia com implante de prótese. De acordo com a secretária de saúde do município, as cirurgias serão realizadas a partir de março.

Na Bahia, também vão oferecer o serviço as cidades de Salvador, Feira de Santana, Alagoinhas e Itabuna. A lista das 371 unidades que irão realizar o procedimento em todo o país pode ser conferida na internet, na página do Ministério da Saúde: www.portalsaude.saude.gov.br.



Alexandra Soares

Assessoria de Comunicação

Secretaria de Saúde de Porto Seguro

Autorizado por Cyntia Farabotti

0 comentários :

Postar um comentário

 
Top