As ações são desenvolvidas junto com profissionais das Unidades de Saúde e Agentes Comunitários

O Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF) que atende o complexo Baianão, em Porto Seguro, está realizando reuniões com pais e cuidadores dos alunos do Projeto Musicart, no bairro Gravatá. Com esta ação, a Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria de Saúde, busca atender às necessidades da promoção de educação em saúde. Os temas são variados e as reuniões acontecem uma vez por mês na sede do Projeto, sempre em três horários, para garantir a maior participação do público-alvo: às dez, às dezesseis e trinta e às dezoito horas.

“A parceria com o Projeto Musicart permite atuar em um grupo já formado, ou seja, os pais dos alunos”, disse a farmacêutica Leticia Sessa, palestrante. Mas, além desse público, quem quiser participar pode procurar o Posto de Saúde mais perto de casa.

Na última terça-feira, 24, o assunto foi Planejamento Familiar, com abordagem de métodos contraceptivos disponíveis pelo SUS, como os preservativos feminino e masculino, pílula, DIU, injeção, laqueadura e vasectomia, com explanação sobre os casos em que são indicados cada um deles. A laqueadura, por exemplo, indicada para a mãe com idade mínina de 25 anos e a existência de no mínimo dois filhos. Casos com pessoas com fatores de risco como o diabetes, também foram abordados.

Cadastramento para tratamento pelo SUS

As famílias interessadas são cadastradas para acompanhamento na Unidade de Saúde, de onde serão encaminhados os pedidos de exame, anestesia e cirurgia. Para desenvolvimento do trabalho, são envolvidos os profissionais do NASF (psicólogo, farmacêutico, nutricionista, assistente social e fisioterapeuta), médicos, enfermeiros e dentistas das Unidades Básicas de Saúde, e os agentes comunitários. De acordo com a diretora do Musicart, Sileide Bonfim, a parceria é mais uma iniciativa para promover a cidadania: “As palestras deixam a comunidade mais empoderada, informada e com mais força de decisão”, disse.

Embora seja mãe de cinco filhos, dois deles participantes do projeto, a dona de casa Marlene Souza levanta a bandeira do planejamento familiar. Adotou a pílula como método anticoncepcional. “Tive restrições para fazer a laqueadura, mas se novos exames mostrarem possibilidade de cirurgia, vou tentar mais uma vez”, afirmou.

Os temas dos próximos encontros serão DSTs e mitos e especificidades da vasectomia e da laqueadura.

Saiba mais sobre o Musicart

É um projeto de iniciativa da Associação de Mães Educadoras de Porto Seguro, criado em maio de 2010, e que tem a Petrobrás como apoiador. A Prefeitura Municipal de Porto Seguro é um grande incentivador do Projeto, que tem como missão garantir à criança e ao adolescente o acesso à cultura e à educação através da música, oficina e jogos educativos, proporcionando bem estar social, mental e moral.


Alexandra Soares
Assessoria de Comunicação
Secretaria de Saúde de Porto Seguro
Autorizado pela jornalista Cyntia Farabotti

0 comentários :

Postar um comentário

 
Top