A iniciativa dá continuidade ao projeto que também atende profissionais da limpeza pública e crianças de projetos sociais

A saúde bucal no município de Porto Seguro cresceu muito nos últimos anos. Além dos recursos vindos do Ministério da Saúde, a alocação adequada dos recursos próprios do município, por meio da Prefeitura Municipal e Secretaria de Saúde, têm proporcionado à população um atendimento mais humanizado e com maior gama de serviços. O município, que já atendia, em dias e horários específicos, os garis e as crianças de projetos sociais, está atendendo também, os pescadores. O consultório fica no prédio da Maçonaria Força e União, no centro da cidade, local cedido graças à parceria com a Prefeitura.

O atendimento é realizado todas as sextas-feiras pela manhã e oferece os serviços de restauração, extração e triagem para prótese total ou parcial. A iniciativa está atraindo os corajosos homens do mar: “Eu soube da notícia lá na colônia de pescadores. Estou aqui porque é uma boa oportunidade para cuidar da saúde dos meus dentes, disse seu Almir Santos, de 53 anos, que passou por extração e obturação. “Este atendimento é bom, afinal de contas, o pescador passa vários dias fora, trabalhando conforme a maré”, declarou o pescador Wellington Oliveira, 29, que destacou a necessidade de tempo para ir às consultas. Muitas vezes, eles aproveitam quando a maré não está pra peixe, para ir ao consultório dentário.

De acordo com Rodrigo Leal, um dos dentistas que fazem o atendimento, os pescadores têm procurado assiduamente o serviço. “Temos observado que eles seguem o tratamento até o fim. Isso é bom, porque demonstra vínculo, confiança e a satisfação do paciente com o trabalho desenvolvido.”

Segundo a coordenadora de Saúde Bucal de Porto Seguro, Magda Falabretti, o projeto visa incentivar a criação de hábitos de prevenção e promover a reabilitação oral de quem não tinha acesso ao tratamento. “Aproveitamos o tempo que eles têm, e proporcionamos, por meio do SUS, um acompanhamento completo”, finalizou.


Alexandra Soares

Assessoria de Comunicação

Secretaria de Saúde de Porto Seguro

Autorizado por Cyntia Farabotti

0 comentários :

Postar um comentário

 
Top