Nessa segunda-feira, 13, aconteceu a abertura da Jornada Pedagógica 2012, no Náutico Convention Center. O evento voltado para os educadores é uma realização da Prefeitura Municipal de Porto Seguro, através da Secretaria de Educação, e marca o início do calendário letivo da cidade.

A abertura foi iniciada com as boas vindas da secretária de Educação, Dilza Reis, que destacou a importância da presença de todos os professores na Jornada Pedagógica para firmar o comprometimento e responsabilidade dos mesmos com a educação do município. “Aqui a gente amarra, a gente traça nossas metas para o ano letivo de 2012 e nós nos compromentemos a atender, de fato, todas as famílias”, afirmou a secretária.

A Orquestra Sinfônica do Descobrimento, regida pela maestrina Moana Viterbo, foi responsável pela execução do Hino Nacional e também por uma atividade lúdica que descontraiu todos os presentes.

Houve um pronunciamento de Lilian Teixeira, gerente de Projetos Educacionais do Grupo Náutico, realizador do Congresso Internacional de Educação no Brasil. Após parabenizar a secretária Dilza e agradecer a presença de todos, informou sobre a programação do CIDEB 2012 e sorteou uma inscrição para a próxima edição. O vencedor foi o vice diretor da Escola Municipal Frei Calixto, Osmar Silva Dias, que já garantiu sua vaga no congresso que acontecerá no período de 25 a 27 de junho, no Centro de Convenções de Porto Seguro.

Com o tema “Tecnologia nas escolas: acesse essa realidade”, a jornada vai discutir a inserção de tecnologias como forma de estimular a aprendizagem. O palestrante da UnB, professor Gilberto Lacerda, mestre em Tecnologias na Educação e doutor em Educação (informática aplicada), explanou sua experiência no assunto e pontuou questões relevantes, direcionando os professores frente ao desafio de aliar novas ferramentas de ensino. Gilberto elogiou a Jornada Pedagógica e a realização de eventos como esse que “encantam os professores, buscando-os para a maravilha que é a profissão docente”, comentou o professor.

O jornalista/cartunista Maurício de Sousa, palestrante que fazia parte da programação da Jornada Pedagógica, não pode comparecer devido às gravações da Turma da Mônica para a Copa do Mundo 2014. O bate papo com os educadores do município foi remarcado e está confirmado para acontecer durante as atividades de comemoração do Descobrimento.

Além de representantes do poder público local e de entidades de Porto Seguro, o prefeito Gilberto Abade também esteve presente na abertura da Jornada Pedagógica. Durante seu pronunciamento, destacou o mérito do município com o programa Educando com a Horta Escolar, ligado à merenda, e que o coloca em lugar de destaque em âmbito nacional.

Em entrevista, a secretária de Educação reafirmou a pertinência do tema da Jornada informando que o município adquiriu 100 lousas digitais, que inicialmente atenderão 10 escolas municipais. “Já houve treinamento (dos professores para utilizarem o novo recurso) e entendemos que essa aquisição vai ultrapassar os muros das escolas. Acreditamos que isso vai trazer resultados e que vamos sair dessa realidade de notas tão baixas no IDEB. Nós apostamos e acreditamos nesse novo recurso adquirido pelo município”, assegurou Dilza que, junto com outros membros da secretaria, acredita no poder de estímulo da nova ferramenta tecnológica.

Para finalizar a abertura da Jornada Pedagógica 2012, houve coquetel com música ao vivo, onde os participantes puderam confraternizar e trocar experiências com os colegas de profissão.


Atenciosamente,

Isabella Mascarenhas
Assessoria de Comunicação | Grupo Náutico

0 comentários :

Postar um comentário

 
Top