Mais de mil educadores da rede municipal de ensino de Porto Seguro terão a oportunidade de ouvir o mais famoso cartunista brasileiro, Mauricio de Sousa, criador da Turma da Mônica, durante a abertura da Jornada Pedagógica, promovida pela Prefeitura Municipal, através da Secretaria de Educação. O evento acontecerá de 13 a 17 de fevereiro, no Náutico Praia Hotel, abrindo oficialmente o ano letivo da rede municipal de ensino.



Com fama internacional, os quadrinhos de Mauricio de Sousa foram adaptados para o cinema, televisão e para os vídeo-games, além de terem sido licenciados para o comércio em uma série de produtos com a marca das personagens. Há inclusive o parque temático da Turma da Mônica, o Parque da Mônica, localizado em São Paulo.


O anúncio da vinda do cartunista foi recebido com euforia pelos coordenadores pedagógicos e diretores de escolas do município, durante o encontro com a Secretária Municipal de Educação de Porto Seguro, que aconteceu dia 1º de fevereiro, no novo auditório do Ceame (Centro de Educação Especial e Inclusiva). “Vocês vão saber como o Mauricio de Sousa conquistou 126 países, em 50 línguas diferentes”, disse a secretária.


Novos horizontes


Outro palestrante do primeiro dia de jornada será o também consagrado professor da UNB, Gilberto Lacerda, que falará sobre o tema “Tecnologia nas escolas, acesse essa realidade”. Durante o encontro com os coordenadores e diretores, a secretária de Educação falou ainda, para um auditório superlotado, sobre as novidades a serem implantadas na rede municipal de ensino e, mais uma vez, alertou os educadores para o compromisso com os protagonistas da educação pública municipal: os alunos.


“Temos equilibrado de uma maneira muito responsável os gastos com pessoal e conseguimos conduzir os 200 dias letivos de 2011 sem greves e sem demissões”, afirmou a secretária. Segundo ela, para 2012, o desafio é arregaçar as mangas e buscar novas alternativas para melhorar a qualidade do ensino no município.


“Todos os dias nós conversamos com o sindicato e temos dito que não temos mais que brigar por salários. Estamos acima do piso, não vamos perder o que conquistamos, vamos continuar buscando mais, porém agora temos que fazer a nossa parte para honrar nossos salários e zelar pelos atores principais desse processo, que são os nossos alunos”, enfatizou.


Famílias nas escolas


A secretária de Educação destacou ainda um diferencial para o trabalho deste ano, que terá como meta trabalhar junto com as famílias. “Nós vamos extrapolar os muros das escolas, com as famílias sendo parceiras e testemunhas de tudo o que fizermos dentro das escolas”, frisou. Ela pediu o apoio de todos para conclamar professores, alunos e seus familiares para participar de uma “Mobilização Social pela Educação”, que será lançada com uma grande caminhada “em nome das famílias dentro das escolas”, que acontecerá dia 02 de março, pelas ruas centrais do município.


Lousa digital


Outra novidade anunciada pela secretária, foi a disponibilização de um treinamento especializado para funcionários da Secretaria de Educação e professores para a utilização de lousas digitais, que estão sendo instaladas inicialmente em 11 escolas da rede municipal, incluindo uma escola de Aldeia Velha, no Arraial d´Ajuda, a primeira do Brasil a oferecer esse tipo de tecnologia em uma aldeia indígena. Defendeu ainda a importância das capacitações como forma de melhorar o desempenho dos educadores, o que reflete no aproveitamento dos alunos. “A melhor escola é aquela que o aluno aprende”, ensinou. Ela estimulou ainda o bom relacionamento entre os diretores e suas equipes para não prejudicar os estudantes e a manutenção de um um alto padrão no serviço de limpeza nas escolas.


Os coordenadores e diretores permaneceram durante todo o dia, ouvindo ainda explanações e orientações de coordenadores de setores específicos, como Ana Paula, coordenadora Pegógica; Kátia, coordenadora do Ensino Fudamental; Iramar, da Educação Infantil; Vera Liu, da Educação Inclusiva; Ingled, do Censo Escolar; Shirley, do Programa Mais Educação; Rita Pelosi, da Merenda Escolar; Selma, da EJA (Educação de Jovens e Adultos); Fabíola Falcão, do SOE e Jane, da Educação no Campo.




Hilda Rodrigues (MTB 4262)

Assessoria de Imprensa – Prefeitura de Porto Seguro

Autorizado por Cyntia Farabotti

0 comentários :

Postar um comentário

 
Top