Cidade também poderá receber Road Show da Soccerex, feira de negócios ligados ao futebol que gerará mídia mundial e trará visitantes com elevado poder aquisitivo

Dando continuidade ao processo de candidatura de Porto Seguro para Centro de Treinamento de Seleção (CTS) na Copa de 2014, a cidade recebeu na última sexta-feira, 3 de fevereiro, o vistoriador oficial da FIFA, o arquiteto Airton Giachini, que estava acompanhado do coordenador de Relações Internacionais e Esportivas da Secopa (Secretaria Estadual para Assuntos da Copa), Marco Costa.


Desta vez, o objetivo foi realizar uma visita técnica aos hotéis Portobello Park e Portobello Resort, na Praia de Taperapuã. Toda a vistoria da parte de infraestrutura esportiva, como campo de futebol, academia, áreas de recreação, piscina e sauna fizeram parte da avaliação do técnico. Já a estrutura hoteleira para hospedagem será avaliada em nova ocasião.

A comitiva foi recebida pelo gerente-geral do Portobello, Siegfried Michel, pela superintendente do Porto Seguro Convention Bureau, Patrícia Martins, e pelos secretários municipais de Governo e Comunicação; Obras; Turismo e Esportes. Em outra oportunidade, o comitê oficial da FIFA já vistoriou o Estádio Municipal de Porto Seguro, o Club Med, o Eco Resort e o hotel Vela Branca.

Benefícios para o município

Ao final da vistoria, o grupo foi recebido pelo prefeito de Porto Seguro, Gilberto Abade, em seu gabinete. O prefeito enfatizou a importância da realização da Copa do Mundo no Brasil e destacou que Porto Seguro pode ser um dos grandes beneficiados. “Estamos trabalhando para isso e esperamos receber uma importante seleção", afirmou o prefeito.

De acordo com Marco Costa, Porto Seguro cumpre alguns importantes requisitos, como ter um aeroporto internacional, estar a cerca de 1h20 de voo de cidades-sede e ter uma rede hoteleira qualificada. “Tem características especiais e condições para receber o turista. Aqui também será uma das 12 localidades baianas que receberá um public view (local para os torcedores assistirem aos jogos) e provavelmente um road show (rodada de negócios) do Soccerex, que é um dos principais eventos esportivos do mundo”, finalizou Costa.

Soccerex

Porto Seguro deverá receber o primeiro Road Show no Brasil, da Soccerex, uma feira mundial de negócios relacionados ao futebol. As negociações envolvendo representantes do evento, a Prefeitura de Porto Seguro e o Porto Seguro Convention Bureau estão bastante evoluídas e devem ser finalizadas em breve.

Esta semana, o diretor Comercial e de Patrocínios da Soccerex, o inglês Paul Brighten, e o coordenador de Relações Internacionais e Esportivas da Secretaria Estadual para Assuntos da Copa do Mundo FIFA 2014 (Secopa), Marco Costa, desembarcaram no município com os objetivos de vistoriar a estrutura para a realização da feira e discutir suas propostas com o prefeito Gilberto Abade e Patricia Martins do Porto Seguro Convention Bureau. O chefe do Executivo foi representado em todas as vistorias e conversações pela secretária de Governo e Comunicação, Sandra Rizo, com participação do vereador Paulo Onish (Toa Toa).

Segundo o representante da Secopa, desde a primeira audiência na cidade, em 2011, quatro visitas já foram feitas, sendo Porto Seguro forte candidata a receber seleções estrangeiras, como as de Portugal e da Itália. “O roadshow trará autoridades, expertises no futebol. Porto Seguro é uma das candidaturas expressivas do País”, salientando que a FIFA já determinou vistorias em nove cidades e que a Soccerex tem 17 eventos promovidos, entre eles o Fórum de Manchester (Inglaterra).

Presença de atletas consagrados

Costa considerou que a feira ampliará a busca internacional por eventos em Porto Seguro. “Poderá ser o primeiro passo, o start em acontecimentos ligados ao esporte. Na feira, teremos nomes como Eusébio, da Seleção de Portugal, que participou da Copa de 1966, e Carlos Alberto Torres, que integrou a Seleção Brasileira, sendo conhecido como capitão do Tricampeonato Mundial de 1970”, ressaltando que a comitiva da Soccerex demonstrou grande interesse pela cidade. “Eles chegaram e pareciam não querer mais ir embora. Acho que os ingleses se encantaram, encontrando aqui mais um mercado”, concluiu.

Parcerias com Governo do Estado e Prefeitura Municipal

Para Paul Brighten, os encontros com as autoridades locais foram muito proveitosos, além do fato do município ser propício a uma feira mundial. “Fomos muito bem recebidos. Ouvimos falar que era um destino maravilhoso e pudemos constatar isso. As negociações foram frutíferas e creio que estão caminhando satisfatoriamente para as partes”, acrescentando que a cidade dispõe de uma rede hoteleira de alta qualidade, belezas naturais e um aeroporto com voos para as grandes capitais do Brasil e países da Europa. “O nosso objetivo é fazer a Soccerex crescer em todas as regiões deste país, movimentando esses mercados”, ressaltando a importância das parcerias do Governo da Bahia e da prefeitura para o sucesso da iniciativa em Porto Seguro.

Cobertura da Rede Globo

O diretor vice-presidente do Porto Seguro Convention Bureau, Daniel Menta, acredita que receber um evento internacional desse nível é um privilégio para o município, que atrairá a atenção de vários países. Ele destacou que a cobertura midiática será intensa e bastante ampla. “A Rede Globo comprou essa transmissão e a redistribuirá para todo o mundo. Também será exibida em Londres, portanto será uma mídia global instantânea. Os investimentos serão muito altos”, disse.

Menta crê que o retorno será compensador, tendo em vista que um turista como o de Copa do Mundo gasta em média U$$ 600,00 a U$$ 1.000,00 por dia.

“O prefeito Abade se colocou à disposição para as negociações, cuja participação do Convention Bureau, da Secretária de Governo e do vereador Paulo Onish são cruciais para o seu desenvolvimento”, arrematou.

Cyntia Farabotti e Pedro Ivo Rodrigues

Fotos: Hadja e João Cordeiro

Assessoria de Imprensa – Prefeitura de Porto Seguro

0 comentários :

Postar um comentário

 
Top