Mais de mil professores da rede pública municipal e estadual, além de representantes de escolas privadas de Porto Seguro superlotaram o salão de Convenções do Náutico Praia Hotel, dia 14 de fevereiro, para a abertura da Jornada Pedagógica, que marcou oficialmente o início dos trabalhos letivos de 2012. Além dos educadores, o evento, que trouxe o tema “Tecnologia nas escolas – acesse essa realidade”, contou com a presença do prefeito de Porto Seguro, Gilberto Abade; da secretária municipal de Educação, Dilza Reis e do palestrante Gilberto Lacerda Santos professor de graduação, extensão e pós-graduação da Universidade de Brasília (UNB).
A secretária de Educação conclamou os educadores a voltarem ao trabalho com uma mensagem de muito otimismo, sem deixar de lado o compromisso com a qualidade da educação. “Façamos um balanço dos ganhos e perdas que nos acompanharam em 2011. E seja qual for o resultado, é hora de renovar promessas, metas e sonhos. Ajustar e corrigir o rumo do que deu errado, planejar novas ações, arregaçar as mangas para fazer acontecer”, enfatizou.
E convidou a todos para esvaziar as gavetas e abrir espaço para o novo. “Nada de ficar agarrado a lembranças através dos anos. Bons ou ruins, os momentos precisam passar, pois os novos virão”, aconselhou. Entre as propostas inovadoras da Secretaria de Educação de maior relevância para 2012 está a Mobilização Social pela Educação, que pretende realizar um grande movimento das famílias e das comunidades pela melhoria da qualidade da educação.
“De fato a escola tem um papel fundamental na interação com as famílias e as comunidades. A educação não pode ser delegada somente à escola. O aluno é transitório, filho é para sempre. E falando em pais, é bom lembrar que a educação de ensino é com a escola e a educação de valores é com a família”, salientou. E sugeriu aos professores que desenvolvam ações específicas para trazer as famílias para as escolas, com reuniões temáticas, cartazes, faixas, mensagens, “para que elas acompanhem a vida escolar de seus filhos e sejam realmente parceiras da escola”.
Investindo no futuro
O evento foi contemplado ainda com a presença da Orquestra Sinfônica do Descobrimento, que executou o Hino Nacional. Depois de fazer brincadeiras com o público, a maestrina Moana Viterbo, coordenadora do projeto, anunciou a inclusão da disciplina Educação Musical, a partir deste ano, em todas as escolas do município.
O prefeito Abade não escondeu a sua satisfação em constatar a presença maciça dos educadores na Jornada Pedagógica. “Estamos fazendo a nossa parte, construindo escolas, adquirindo equipamentos, investindo na capacitação e dedicando atenção especial à Educação Infantil, para que os alunos melhorem as condições de aprendizado e os professores tenham melhores condições de ensinamento”, declarou o prefeito.
Abade lembrou que em sua gestão Porto Seguro ganhou três escolas modelos – no Parque Ecológico João Carlos, Arraial d´Ajuda e Vera Cruz - que estão sendo referência na educação da Bahia. “Com creche, campo de futebol, piscina, ginásio de esportes, play ground, teatro e academia de música, as crianças vão se sentir melhor dentro dessas escolas do que em casa ou nas ruas”, destacou.
O prefeito aproveitou para reforçar o convite da secretária aos professores, diretores e coordenadores, para que ajudem a trazer as famílias para as escolas, compartilhando o compromisso pela melhoria da educação. Abade citou ainda reportagem do Jornal A Tarde daquele dia, que traz uma reportagem de página inteira sobre o projeto Educando com a Horta Escolar, desenvolvido pela Secretaria de Educação e que virou referência internacional.
Inclusão digital
Em sua palestra, o premiado professor Gilberto Lacerda Santos falou do seu empenho para melhorar a qualificação dos professores e o aproveitamento dos alunos diante dessa nova realidade imposta pela era digital. Entre os tópicos abordados por ele estavam as condições internas e externas para a implantação da tecnologia digital nas escolas; a necessidade de atualização dos materiais didáticos e a importância dos investimentos na capacitação dos professores, apontando caminhos para a preparação dos educadores, fundamental no contexto de inovação científica e tecnológica mundial.
A Jornada Pedagógica prossegue até o dia 17 de fevereiro, com oficinas e Formação para Professores do ensino Médio e Fundamental.

Hilda Rodrigues (MTB 4262)
Fotos: Hadja
Autorizado por Cyntia Farabotti
Secretaria de Governo e Comunicação
Assessoria de Imprensa - Educação
Prefeitura de Porto Seguro

1 comentários :

  1. show!!!Sinceramente a Educação do município de porto Seguro está em boas maos.Parabéns,essa foi a melhor escolha de Abade.

    ResponderExcluir

 
Top