Porto Seguro é o 3º município, com a 1ª aldeia indígena do Brasil, a disponibilizar a tecnologia para os alunos da rede municipal de ensino


Os professores de 10 escolas da rede municipal de ensino de Porto Seguro e da escola indígena de Aldeia Velha, no Arraial d´Ajuda, estão participando, desde o início da semana, de um treinamento para aprender a utilizar as cerca de 100 lousas digitais, que estão sendo instaladas nas salas de aula nesse início de semestre letivo.

Segundo a coordenadora do treinamento, Kamilla Giacomet, Porto Seguro é o terceiro município do Brasil a disponibilizar esse tipo de tecnologia digital para os alunos da rede municipal de ensino. “É uma postura muito inovadora. Isso irá representar uma revolução na educação de Porto Seguro”, aposta, acrescentando que a intenção do prefeito Abade é instalar lousas digitais em todas as escolas do município.

A coordenadora explica ainda que as lousas digitais possuem inúmeros recursos tecnológicos e pedagógicos para auxiliar no aprendizado do aluno. Através dos equipamentos, os professores poderão compartilhar com os alunos ferramentas de cores, formas, galerias de imagens, além de recursos de som e vídeo. “É um outro mundo dentro da sala de aula e os alunos ficam muito empolgados com esse tipo de conhecimento, porque já nasceram na era digital”, conclui.

Professores aprovam iniciativa

Mas os professores também não escondem o entusiasmo de encarar esse novo desafio. “Vai depender muito da preparação e do planejamento das aulas, mas esse recurso é essencial para o nosso trabalho, porque irá representar muito para a escola, para o professor e principalmente para o aluno”, avalia Volmir Albarello, professor de História e Geografia do Colégio Municipal, do Centro.

“Eu me interesso e vou atrás”, afirma, destacando que os professores terão que se atualizar para acompanhar a evolução tecnológica. Ele salienta que a lousa é uma ferramenta que irá abrir inúmeras possibilidades de aprendizado para o aluno. “Será um ganho enorme e o aluno também poderá dar a sua contribuição. As aulas serão mais interativas”, conclui.

Grandes transformações

Para a secretária de Municipal Educação, “essa tecnologia digital é um diferencial que irá gerar grandes transformações e fazer história na educação do município”. De acordo com a secretária, o objetivo principal é proporcionar uma melhoria expressiva na qualidade da educação.

“Estamos apostando que isso irá se refletir diretamente na elevação significativa dos índices do IDED (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica). Esperamos contribuir de maneira decisiva para diminuir os índices de evasão melhorar o desempenho dos alunos”, enfatiza. E avisa: “esse ano será do professor que realmente estiver comprometido com a educação”.

A nova tecnologia foi apresentada também a todos os servidores da Secretaria Municipal de Educação. Os professores participarão de cinco dias de capacitação, nas seguintes escolas: Frei Calixto e Paulo Souto (Baianão), Chico Mendes (Cambolo), Colégio Municipal (Centro), Colégio Anchieta (Campinho), Honorina Passos (Trancoso), Colégio Municipal de Itaporanga (Trancoso), Brigadeiro Eduardo Gomes (Arraial), Alcides Faustino (Vera Cruz) e Aldeia Velha (Arraial d´Ajuda).

Texto e fotos: Hilda Rodrigues

Autorizado por Cyntia Farabotti

Secretaria de Governo e Comunicação

Assessoria de Imprensa - Educação

Prefeitura de Porto Seguro

1 comentários :

 
Top