Atualizada em 12/03/2012
O Centro de Cultura de Porto Seguro recebe nesta quinta 15 de março a pré-estreia do espetáculo “Uati Porra is iti? ou Rir é o Melhor Remédio”, do Grupo do Teatro de Trancoso. A comédia, baseada em em técnicas de improvisação teatral, terá apresentação única no dia 15 de Março e fará parte da programação do Mês de Referência ao Teatro, que integra o calendário da Secretaria de Cultura do Estado para os Centros de Cultura.

Interatividade com a plateia

Para o espetáculo de estreia, o grupo optou por um espetáculo construído a partir de técnicas de improvisação, algo que o público da região está pouco acostumado. Apesar de fazerem parte de movimentos teatrais amplamente difundidos no mundo, essas técnicas ainda são recentes no Brasil e praticamente inéditas na região. Construído com a participação da plateia, que sugere os temas e as ações dos jogos de improvisação, a partir dos quais os atores criam as cenas na hora, o espetáculo nunca se repete.

“Quando assumi a direção do grupo, começamos a discutir que tipo de projeto iríamos fazer? Qual seria a marca do grupo? Depois de algumas horas de conversa, decidimos por montagens de espetáculos populares, irreverentes, divertidos e, principalmente, que possam ser apresentados em qualquer lugar”, afirma o diretor teatral Rod Pereira. “Essa última opção acabou sendo imposta, já que o distrito de Trancoso atualmente não conta com teatro”, acrescenta. Sobre o nome do espetáculo, “Uati Porra is iti?”, Rod explica que após diversas propostas acabou sendo escolhido o que melhor define a indefinição do que é o espetáculo.

Fazer rir

“A nossa proposta é fazer humor, seja ele inteligente, nonsense ou pastelão, algo que faça o povo rir aproveitando fatos da realidade, seja ela atual ou não”, observa o ator Gedeon Ribeiro. Para Gilenildo Ribeiro, a melhor coisa do espetáculo é nunca saber exatamente o que vai acontecer, já que não há um roteiro prévio. “Apenas sabemos dos jogos, a plateia é quem decide tudo, e isso é maravilhoso, já que as pessoas estão acostumadas ao humor do Zorra Total e da Praça é Nossa, algo bem distante, às vezes frio. Em “Uati Porra is iti?”, a plateia está ali, a todo momento, em contato com os atores e diz como quer o espetáculo”, destaca. Além de Gedeon e Gilenildo, o elenco conta também com Arthur Luhr, Marcos Bomfim, Romário Rodrigues, Raiane Santos, Raine Santos e Isaque Baracho.

Grupo de Teatro de Trancoso

O Grupo de Teatro Trancoso é uma evolução do Grupo Jovens Mensageiros da Paz (JOMP), ligado à Pastoral da Juventude do Brasil (PJB) e à Paróquia São João Batista, situada no distrito. Interessados em um fazer teatral mais profissional, os integrantes tiveram sua vontade acolhida pela presidente da Casa de Cultura de Trancoso, Claudia Boccato, que convidou o diretor e professor de teatro Rod Pereira para assumir a direção do grupo. “Tenho muito a agradecer ao Rod, pois há muito tempo tínhamos o desejo de contar com um profissional de teatro. Rod atendeu ao meu apelo e aceitou essa batalha, renunciando aos finais de semana, já que o grupo se reúne apenas aos sábados e domingos, e tendo que se deslocar da cidade de Porto Seguro até Trancoso”, comentou Claudia.

0 comentários :

Postar um comentário

 
Top