O V Expoverão, que reúne criadores do cavalo Mangalarga Marchador, está sendo realizado simultaneamente com a IV Feira de Agronegócio da Costa do Descobrimento, no distrito de Arraial d´Ajuda, entre os dias 02 e 05 de fevereiro, a partir das 14 horas. O evento, promovido pela Prefeitura de Porto Seguro, patrocinado pela Petrobras, Governo Federal e Governo da Bahia e apoiado pela Associação dos Criadores de Mangalarga Marchador da Costa do Descobrimento, está sendo transmitido pelo Canal Terra Viva, alcançando aproximadamente oito milhões de telespectadores.

Criadores do Extremo Sul da Bahia e de outros estados, como Minas Gerais, Espírito Santo e Pernambuco, expõem seus animais, participando também do Leilão Virtual e do Leilão de Embriões.

Duas motos da marca Dayun estão sendo sorteadas.

Estiveram presentes: o prefeito Gilberto Abade; os secretários municipais de Litoral Sul e de Esportes e Lazer; o administrador do Mercado Municipal Pedro Abade; o presidente da Associação dos Criadores de Mangalarga Marchador de Porto Seguro, Oziel Bonfim; o empresário Jairo Moutinho, entre outros.

Os árbitros Roberto Alves Ribas e Márcio Leite, da Associação Brasileira dos Criadores de Mangalarga Marchador, presidem os julgamentos dos cavalos.

Exposição deve movimentar cerca de R$ 10 milhões

O coordenador do Expoverão, André Constantino, afirmou que o objetivo do evento consiste em fomentar as atividades agroindustriais de Porto Seguro e região, focando nos equinos. “É a segunda maior exposição especializada nesse tipo de cavalo no Estado. Estão sendo expostos 208 animais”, salientando que a estimativa dos organizadores é que sejam movimentados cerca de R$ 10 milhões.

No dia 03, o evento contou com a participação dos índios da Aldeia Velha, que executaram a dança ritual Awê, que representa boa sorte segundo a tradição indígena, sendo bastante aplaudidos pelas autoridades e pelo público.

O árbitro Roberto Alves Ribas parabenizou os organizadores, destacando que o Expoverão reúne a parte técnica com o incentivo ao turismo local. “A cada ano, cresce em qualidade e em participantes, além de ser uma festa maravilhosa e que atrai as famílias do município. Esperamos fechar com chave de ouro no domingo”, afirmou.

Presidente da Associação de Criadores de Porto Seguro: “Abade promoveu um grande evento para a Bahia e o Brasil”

O presidente da Associação dos Criadores de Mangalarga Marchador de Porto Seguro agradeceu a todos os criadores que prestigiaram a exposição e especialmente ao prefeito de Porto Seguro. “Abade promoveu um grande evento não apenas para a cidade, mas para a Bahia e o Brasil. Ele é o grande responsável por estarmos aqui e posso dizer que deixou o seu nome na história dos criadores de Mangalarga da região”, declarou Oziel Bonfim.

Prefeito destacou aquecimento do comércio

O prefeito considerou que o momento é importante, uma vez que se trata de uma festa diferente, com a presença das famílias e lazer para as crianças. “O Arraial, com suas belas praias, é ideal para um evento como este, que é um marco e também um nicho da economia local, tendo em vista que traz turistas para o município”, ressaltando que aos indígenas deixa um forte abraço.

Pedro Ivo Rodrigues

Fotos: João Cordeiro

Assessoria de Imprensa – Prefeitura de Porto Seguro

Autorizado por Cyntia Farabotti

0 comentários :

Postar um comentário

 
Top