A 5ª edição do Arraial Cine Fest completa nesta sexta-feira, 30/03, sete dias de atividades, com a realização de oficinas, exibição de filmes e debates. Para marcar a data, a programação chega hoje ao Centro de Cultura de Porto Seguro, com apresentação de filmes da Mostra Curta Tudo e da Mostra Principal, às 14 horas (confira abaixo). Já na Faculdade Nossa Senhora de Lourdes será realizada a palestra “Consumo e Criança”, às 19 horas.

A reta final do Arraial Cine Fest será neste sábado, 31/03, com a cerimônia de encerramento e premiação dos filmes vencedores, escolhidos pelo júri e pelo voto popular. O evento acontece a partir das 20 horas, no Rigatoni Beach Club (Estrada do Arraial, 1878).

Desde a abertura, no sábado, 24/03, o festival está recebendo diretores e produtores de filmes inscritos no festival. São eles: Solange Lima e Bernardo Garcia (Capitães de Areia), Pedro Lucas (“Argus Montenegro – A instabilidade do tempo forte”), Rejane Zilles (“Walachai”), Fábio Modena (“ Asas e Coração”), Julio Lellis (“ Mea Culpa”) Zeca Pires (“A Antropóloga”) e Gabriel Pontes. Também estão prestigiando o evento, como homenageados, os cineastas Roque Araújo e Augusto Sevá e o jornalista e crítico de cinema João Carlos Sampaio.



Capitães de Areia em Debate



Na tarde de quinta-feira, 29/03, foi finalizada a oficina Análise de TCC em Audiovisual, ministrada pela produtora Solange Lima (Capitães de Areia) e pelo diretor Geraldo Moraes. Também no dia 29, Solange Lima participou de um bate-papo sobre o filme “Capitães de Areia” com os alunos do Centro Educacional do Arraial d´Ajuda – CEAD. Na quarta-feira, 28/03, o debate aconteceu no Colégio ACM, também no Arraial, com alunos do 3º ano. Nos dois colégios, os alunos foram instigados por Solange a falar sobre o filme tecendo paralelos com o livro, escrito por Jorge Amado. De quebra, os estudantes receberam noções de produção, direção e edição de filmes. A produtora enfatizou que para escolha dos atores de Capitães de Areia foi feita uma seleção em 25 ONGs de Salvador, porque a diretora Cecília Amado (neta de Jorge Amado) não queria trabalhar com atores profissionais.

“Dos mil entrevistados, selecionamos 600. E destes, 90 participaram de uma oficina de três meses para estudar o universo do audiovisual e para se sentir como um dos ‘capitães de areia’. E foi deste grupo que tiramos os meninos que atuam no filme”, explicou Solange, acrescentando que as filmagens duraram três anos. A produtora comentou ainda que, como ressaltou o personagem do Professor, é preciso correr atrás dos sonhos e que tudo é possível.



Programação 30/03

· Local: Faculdade Nossa Senhora de Lourdes (Porto Seguro)

19h- Palestra Criança & Consumo

· Local: Centro de Cultura (Porto Seguro)

14h - The Happy Housewife, de Antoinette Beumer / Holanda- Mostra Principal

- Olho de Boi, de Diego Lisboa- Mostra Curta Tudo

- Vento Leste, de Joel de Almeida- Mostra Curta Tudo

- Viajando, de Thiago Leal,- Mostra Curta Tudo

- A Maldição, de Berenice de Valério Fonseca- M. Curta Tudo

- Através do amor, de Tito Costa- Mostra Curta Tudo

- Esquizofrenia, de Paulo de Jesus- Mostra Curta Tudo

- Às vezes o céu é azul, de Joeli Pimentel- Mostra Curta Tudo

- Corte Seco, de Matheus Viana- Mostra Curta Tudo

- Rocco, de Filipe Matezembacher- Mostra Curta Tudo

- Bóia Fria, de Sandoval Dourado- Mostra Curta Tudo

- Pra te encontrar de Sandoval Dourado- Mostra Curta Tudo

· Local: Disco Club Fellini

20h30 - Mostra Bahia 100 anos de Cinema

- Adeus Rodelas (1990), de Agnaldo Siri Azevedo / Brasil

- Comunidade do Maciel - há uma gota de sangue em cada poema (1973), de Tuna Espinheira / Brasil

- Superoutro(1989), de Edgard Navarro / Brasil

22h30 - A Fórmula, de Henrique Filho / Brasil- Mostra Curta Tudo

- Melhor que aqui, de Eduardo Wannmacher / Brasil- Mostra Curta Tudo

- Aun, de Edgard Honetschlager / Áustria-Japão- Mostra Principal


Marcia Marcial
Assessora de Imprensa
(73) 9939-9528
www.arraialcinefest.com.br

0 comentários :

Postar um comentário

 
Top