A Prefeitura de Porto Seguro, por meio da Secretaria de Saúde, preparou uma homenagem para as mulheres pela passagem do seu dia, 08 de março. Nas Unidades de Saúde, as mulheres que foram em busca de atendimento assistiram palestras sobre vários temas, como a Lei Maria da Penha, os direitos da mulher, prevenção de doenças sexualmente transmissíveis, de câncer de mama e colo do útero, métodos contraceptivos e planejamento familiar. As atividades foram realizadas em vários pontos do município (Areião, Baianão, Arraial e Zona Rural) e envolveram os supervisores da Diretoria de Atenção Básica, Equipes de Saúde da Família (ESF) e Núcleos de Apoio à Saúde da Família (NASF).

Em alguns bairros, a programação foi realizada em quadras poliesportivas, onde as mulheres participaram de atividades físicas coordenadas pela equipe do Projeto Movimento e Vida e receberam homenagem das crianças do Projeto Musicarte. Para deixar o dia ainda mais surpreendente, houve sorteio de brindes e foi servido um delicioso café da manhã.

Como um símbolo de cuidado e carinho, os agentes comunitários da Unidade de Saúde do Areião presentearam as mulheres com arranjos de artesanato, confeccionados por eles próprios. A aposentada Jesuína, conhecida como dona Pequena, se emocionou ao receber a sua lembrança. Com 101 anos de idade, dona Pequena contou o segredo da vida longa: “Eu tenho uma alimentação saudável, cresci comendo o que minha família plantava. Tudo natural.”

De acordo com a Diretoria de Atenção Básica do município, a proposta da homenagem é mostrar o quanto as mulheres são especiais, e sensibilizá-las sobre a importância do auto cuidado e busca pela qualidade de vida.

Alexandra Soares

Assessoria de Imprensa

Secretaria de Saúde de Porto Seguro



AUTORIZADO SANDRA RIZO

0 comentários :

Postar um comentário

 
Top