Pacientes que passaram por cirurgia de catarata no mês de novembro em Porto Seguro participaram no sábado, dia 24, do “Dia da Saúde”, na sede do Atendimento Médico e Especialidades (AME), antigo Hospital da Mulher. O mutirão, realizado pela Prefeitura, por meio da Secretaria de Saúde, teve o objetivo de reunir os pacientes, inclusive de famílias indígenas, para revisão da cirurgia. Na oportunidade, as equipes de DST/Aids e Atenção Básica disponibilizaram coleta de sangue para exames de hepatites B e C, sífilis e HIV, aconselhamento sobre doenças sexualmente transmissíveis, distribuição de preservativos, aferição de pressão arterial, teste de glicemia, atividades físicas com o Projeto Movimento e Vida e confecção do cartão SUS.

Prevenção de DST

De acordo com a coordenadora de DST/Aids, Beatriz Duarte, a iniciativa visa, além da revisão das cirurgias de catarata, aproveitar a oportunidade para triagem de pacientes que apresentem hipertensão, diabetes ou alguma DST (hepatite B e C, HIV ou sífilis). “Estas são doenças silenciosas, os sintomas demoram a aparecer. Daí, a importância do diagnóstico precoce para um tratamento em tempo oportuno. Sabemos da necessidade de prevenção e promoção de saúde na melhor idade, para que os munícipes tenham uma boa qualidade de vida”, esclareceu a coordenadora.

Revisão da cirurgia de catarata

Os resultados apurados pelos médicos na revisão, que é o acompanhamento dos pacientes no período pós-cirúrgico, revelou o sucesso do mutirão das cirurgias de catarata: “Os pacientes apresentaram melhora na visão e os que operaram apenas um olho vêm em busca de operar o outro”, informou a oftalmologista Mônica Melo, da Clínica Oftalmodiagnose, credenciada SUS para o atendimento. Dona Elena de Azevedo, de 58 anos, compareceu à revisão e ficou satisfeita: “Não conseguia enfiar a linha na agulha, para costurar. E agora, posso consertar as roupas do pessoal lá de casa.” Para José Cardoso, 76, as letras deixaram de ficar embaralhadas: “Hoje, mesmo de longe, enxergo bem qualquer letra.”

Ao final do mutirão, foram atendidos 178 pacientes de vários distritos do município.

Alexandra Soares

Assessoria de Imprensa

Secretaria de Saúde de Porto Seguro

0 comentários :

Postar um comentário

 
Top