A Prefeitura Municipal de Porto Seguro inaugurou, no sábado, dia 17, a primeira Academia ao ar Livre instalada num condomínio do Programa Minha Casa, Minha Vida, na região. Na oportunidade, os moradores da Vila Valdete receberam ainda, o Posto de Apoio à Saúde, que funcionará de segunda à sexta, e irá proporcionar à população atendimentos na área de medicina e enfermagem, vacinação, dispensação de medicamentos, confecção do Cartão SUS, marcação de exames laboratoriais e consultas especializadas.

Em parceria com a Caixa Econômica Federal, a Prefeitura de Porto Seguro promoveu um Mutirão da Cidadania, que reuniu serviços de atendimento à comunidade, por meio das Secretarias de Saúde e Assistência Social, como aferição de pressão arterial, teste de glicemia, atendimento médico, orientação à saúde da mulher e do homem, hipertensão, diabetes, saúde bucal, confecção do Cartão SUS, informações sobre DSTs, atribuições do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS), e informações sobre serviços como certidão de nascimento, Bolsa Família, Projovem e PETI.

Mais acesso à Saúde

A comunidade da Vila Valdete não vai mais precisar sair do condomínio para receber atendimento em Saúde. A moradora Maria Lúcia dos Santos, de 53 anos aproveitou a inauguração para fazer uma consulta: “Até ontem, eu tinha que pegar ônibus para ir ao posto de saúde, mas agora ficou mais perto de casa”.

Para Juvenice Barbosa, 37, mãe de cinco filhos, receber o Posto de Apoio à Saúde foi um presente: “A gente estava mesmo precisando. Era difícil sair com todo mundo para ir ao posto. Agora ele está na porta da minha casa. Além disso, tenho uma academia a poucos passos daqui e de graça, comemorou”.

De acordo com o coordenador da Diretoria de Atenção Básica do município, João Filipe Sebadelhe, a inauguração da Academia ao Ar Livre e do Posto de Apoio à Saúde reforça a marca da atual gestão: “A Secretaria de Saúde está cada vez mais próxima da população, e neste contato diário, e por meio desta abertura para escutar as demandas vindas dos próprios moradores, temos traçado nossas metas para cuidar e acolher aqueles que mais precisam”.

Abade: “Estou construindo uma nova cidade, com muito carinho”

O prefeito Gilberto Abade afirmou que construiu uma nova cidade com muito carinho para as famílias de Porto Seguro. “Tenho certeza de que vocês também cuidarão desta academia como a menina dos seus olhos. O esporte é a única saída para a criança moldar o seu caráter, a sua personalidade e se manter longe do flagelo das drogas, que encurta as vidas das pessoas e traz vergonha para suas famílias. A Copa do Mundo está próxima e queremos que os nossos jovens se preparem para aproveitar as oportunidades deste grande país que é o Brasil”, declarou.

O gestor assegurou que a implantação do Programa Minha Casa, Minha Vida em Porto Seguro é de grande relevância para o seu governo. “A Vila Valdete é um projeto do meu coração. Queremos as pessoas morando em paz. Desejamos proporcionar dignidade a este povo e é por essa bandeira que luto com afinco”, ressaltou.

Abade reiterou o seu compromisso com o desenvolvimento do município. “Esta administração foi a melhor que Porto Seguro já teve. Foi a que mais trabalhou pelo povo. Este bairro que construímos é, atualmente, um dos melhores, com um colégio de primeiro mundo (piscina, praça de alimentação, academia de música, cine teatro e creche). Não temos o que temer. Vamos desafiar os adversários a conferirem as nossas obras e compararem com as que fizeram em seus mandatos”, acrescentando que dois outros colégios modelos estão sendo edificados em Vera Cruz e no Arraial d´Ajuda. “Na Saúde, transformamos um hospital particular no Hospital Municipal, que é um luxo, a ponto de os turistas quererem pagar pelo atendimento, pois não acreditam que se trata de um hospital público”, explanou.

Prefeito desmente boatos e reafirma posicionamento político

O chefe do Executivo aproveitou a oportunidade para desmentir boatos e reafirmar a disposição do seu grupo político para quaisquer embates. “Os adversários falam que não serei candidato. O que eles esquecem é que não tenho tempo para ficar em botequins, pois eu preciso trabalhar, inaugurando obras e mudando a vida do povo”. O prefeito salientou, ainda, que até o dia 1º, serão entregues as casas restantes nos conjuntos Porto Seguro II e III.

Após o seu pronunciamento, o prefeito empossou o síndico da Vila Valdete, Pastor Evandro Oliveira, que agradeceu a Abade pela melhoria na qualidade de vida e bem estar dos moradores.

Durante a programação, os meninos e meninas do Projeto Musicarte cantaram e encantaram com a música “A Paz”, na versão da Banda Roupa Nova e, à noite, um show gospel com a participação da Banda Apocalipse 21 encerrou as comemorações.

Texto: Alexandra Soares e Pedro Ivo Rodrigues

Fotos: Rodrigo Hadja

Secretaria de Governo e Comunicação

Assessoria de Saúde e Geral

Autorizado Sandra Rizo

0 comentários :

Postar um comentário

 
Top