LITERATURA - Lançamento do concurso é realizado dia 22 abril, no Memorial do Descobrimento, na presença de autoridades portuguesas

O prefeito da cidade portuguesa de Belmonte, Amandio Manoel Ferreira Melo, o secretário de Estado da cultura de Portugal, Francisco José Viegas e o vereador da cidade de Lagos, Paulo José Tovar Moraes estavam entre as autoridades portuguesas que prestigiaram o lançamento do concurso literário, “O Descobridor”, que premiará os três primeiros colocados e respectivos professores, com uma viagem de intercâmbio cultural para Portugal.

Os vencedores serão escolhidos por uma comissão julgadora, entre os alunos do 9º ano da rede municipal de ensino, inscritos no concurso, promovido pelo Memorial da Epopéia do Descobrimento, em parceria com a Prefeitura de Porto Seguro. O lançamento foi realizado no dia 22 de abril, no Memorial do Descobrimento e contou ainda com a presença do prefeito Gilberto Abade; dos secretários de Educação, Dilza Reis e Turismo, Wilson Spagnol; do diretor do Memorial, Wilson Cruz; do cônsul honorário de Portugal em Porto Seguro, Moacir de Andrade, além dos demais secretários, vereadores, estudantes e autoridades civis e militares.

A Orquestra Sinfônica do Descobrimento deu um brilho especial à festa, iniciada com a execução do Hino Nacional, seguido do Hino de Portugal. O diretor do Museu lembrou que o 22 de abril este ano marcou a comemoração dos 512 anos de história do Brasil e também os 10 anos do Memorial da Epopéia do Descobrimento. O diretor explicou ao público a diferença entre museu e memorial. “O objetivo de um museu é guardar peças e objetos de valor histórico. O memorial pretende preservar e salvaguardar a história do descobrimento do Brasil, que ocorreu num período tão importante para a história da humanidade, quando o mundo saiu da Idade Média e passou à Idade Moderna, que marcou grandes transformações no mundo”.

O prefeito da cidade portuguesa de Belmonte falou da honra de aceitar o convite do prefeito Abade para fazer parte das comemorações dos 512 anos do Brasil. “É sempre uma honra poder visitar essas terras, pois sinto fazer parte delas também”, afirmou. Ele falou da importância do intercâmbio cultural entre alunos portugueses e brasileiros. “Instituímos o prêmio para nossos alunos como parte da estratégia de aproximação de nossos jovens. Esperamos ter a sorte de também receber alunos de Porto Seguro em Belmonte”, enfatizou, tecendo elogios à performance da Sinfônica do Descobrimento.

Portas abertas

A história do Brasil - desde os períodos colonial e imperial, até a República - foi relembrada pela secretária de Educação, Dilza Reis. Ela falou ainda sobre a educação em Porto Seguro, com 103 escolas, atendendo às demandas do Centro, bairros, zona rural e aldeias indígenas. A secretária agradeceu pela recepção que ela e comitiva de Porto Seguro tiveram em Belmonte, por ocasião do intercâmbio promovido pela Prefeitura, para as alunas que mais se destacaram nas Olimpíadas Brasileiras de Matemática e respectivos professores. “O Brasil abriu as portas para Portugal e essas portas continuam abertas. Temos a convicção que a única coisa que nos separa é o mar, pois a história nos une”, enfatizou.

O prefeito Abade destacou importância do 22 de abril para Porto Seguro e o Brasil. “Nós devemos muito aos bravos descobridores portugueses, que nos enriqueceram com a sua língua e a sua cultura. E esses laços nós buscamos reforçar cada vez mais, porque é a nossa história, a nossa alma”, declarou. Abade argumentou que o Brasil está entre os países que mais crescem no mundo. “Temos um grande potencial e seremos um dos países mais desenvolvidos do mundo”, apostou. O prefeito de Porto Seguro presenteou o prefeito de Belmonte com um cocar e um colar indígena.

A festa do 22 de abril no Memorial do Descobrimento terminou em samba, como não poderia deixar de ser, com as autoridades portuguesas e brasileiras dançando ao som das música “Isso aqui o que é?”, de Caetano Veloso. “Isso aqui ô ô, é um pouquinho do Brasil ia iá”, cantou a platéia, ao som da Orquestra Sinfônica do Descobrimento e dos chocalhos e claves distribuídos para o público. Um bolo e os parabéns para o Brasil encerraram a comemoração.

Hilda Rodrigues

Assessoria de Imprensa – Prefeitura de Porto Seguro

Fotos: João Cordeiro

0 comentários :

Postar um comentário

 
Top